Brasil

9ª Parada do Orgulho LGBT do Maranhão será lançada com seminários e festa

Parada deverá atrair cerca de 400 mil pessoas à Avenida Litorânea.
Programação terá início na sexta-feira (6), com palestras e mesas redondas.

Do Gay1 Brasil

Parada do Orgulho LGBT irá acontecer na Avenida Litorânea, em São Luís (Foto: Flora Dolores)Parada do Orgulho LGBT irá acontecer na Avenida Litorânea, em São Luís (Foto: Flora Dolores)

Acontecerá neste domingo (8), na Avenida Litorânea, a 9ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais) organizada pelo grupo Gayvota, em São Luís. A manifestação terá início às 16h e se estenderá por toda orla da Praia de São Marcos, com o tema “São Luís+400 com dignidade e justiça” e o objetivo é lutar contra o preconceito à homossexualidade no Estado. O evento deve atrair cerca de 400 mil pessoas.

O movimento pretende reivindicar a implementação de políticas públicas de promoção da cidadania LGBT e de combate a homofobia. Nesta sexta (6), como parte da programação de conscientização prevista pelo grupo Gayvota, uma série de palestras e mesas redondas serão realizadas no Sesc do centro, a partir das 8h e discutirão desde o histórico do movimento LGBT no Brasil, a ethnohistória da homossexualidade no Maranhão, entre outros tópicos relacionados à relidade da população LGBT.

Este ano, participarão da programação o professor Luiz Mott, militante e ativista do movimento e antropólogo da Universidade Federal da Bahia, o jornalista e ativista Carlos Magno, da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Tranvestis e Transexuais (ABGLT) e coordenador do grupo Cellos de Minas Gerais, além da travesti Fernanda Bevenutt, da articulação nacional de travestis e transexuais de João Pessoa. O evento tem entrada franca.

Ainda na sexta-feira (6) haverá o lançamento oficial da 9ª Parada do Orgulho LGBT no Espaço prensa, localizado no centro histórico, em São Luís. A “Balada oficial Pré-Parada” terá início às 23h e contará com a apresentação de Ivana Spears, Adelaide, Jéssica Lohana, Murilo Mendes e Jr. Medeiros, que animarão a festa durante a madrugada.

Cerca de 400.000 pessoas estão sendo esparadas na 9ª Parada do Orgulho LGBT (Foto: Flora Dolores)Cerca de 400.000 pessoas estão sendo esparadas na 9ª Parada do Orgulho LGBT (Foto: Flora Dolores)

Confira a programação do 9º Seminário do Orgulho LGBT:
8h – Credenciamento

8h30 – Mesa de abertura com representantes do governo, do SESC, da Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social, da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria do Estado de Saúde, da Superintendência de Polícia Civil da capital, da Benfam e do Fórum de ONGs LGBT do Maranhão.

9h30 – Mesa 1: “Histórico do Movimento LGBT Brasileiro: conquistas e perspectivas” – Análise de conjuntura. Palestrante: Carlos Magno Silva

10h – Debate

10h15 – Intervalo

10h30 – Mesa 2: “Ethnohistória da homossexualidade do Maranhão”. Palestrante: Professor doutor Luis Mott – UFBA

11h30 – Debate

14h – Mesa 3 – “O processo transexualizador do SUS e a despatolização das identidades Trans”. Palestrantes: Fernanda Benvenuitt (ANTRA), Rafael Silva (OAB-MA), Katiuscia Pinheiro (UFMA).

15h – Debate

15h30 – Mesa 4: “A contribuição e participação da homossexualidade na construção cultural da cidade de São Luís em tempo de 400 anos”. Palestrantes: Professor doutor Eugênio Araújo (UFMA), Guilherme Mendes Ferreira e o representante da Secretaria de Cultura do Estado.

16h30 – Debate

17h – Considerações Finais / Encerramento / Coffe Break

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo