Mundo

Governo escocês quer legalizar casamento igualitário

País pode se tornar o primeiro território do Reino Unido a permitir o matrimônio homoafetivo.

Governo escocês quer legalizar casamento igualitário

Do Gay1 Mundo, com Agências Internacionais

O governo da Escócia anunciou nesta quarta-feira planos para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A vice-primeira-ministra Nicola Sturgeon disse que a nova lei deve ser votada pelo país, que pode se tornar o primeiro território do Reino Unido a permitir casamentos igualitários.

A proposta é apoiada pela maioria dos partidos políticos escoceses. A ideia é que as primeiras cerimônias aconteçam no início de 2015. O anúncio foi feito após uma consulta pública sobre o assunto.

Atualmente, casais homoafetivos já podem optar pela união civil na Escócia, e o governo garante que nenhuma comunidade religiosa será obrigada a sediar casamentos igualitários em igrejas. O projeto de lei anunciado nesta manhã é amplamente criticado pela Igreja Católica e pelos presbiterianos da Igreja da Escócia.

O governo britânico está fazendo consultas populares para mudar a legislação de casamento igualitário também na Inglaterra e no País de Gales. Autoridades esperam o resultado desses referendos para seguir adiante com as mudanças, mas a ideia é que o casamento entre pessoais do mesmo sexo esteja legalizado até 2015.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo