A 8ª Ação Lésbica traz a Lei Maria da Penha como tema das atividades.
Da Assessoria de Comunicação
(Foto: Divulgação)
A 8ª Ação Lésbica de Brasília já tem data e acontece no dia 26 de agosto, mês da visibilidade lésbica. Dentre as atividades está prevista a Caminhada Lésbica que tem como tema “Lei Maria da Penha para todas” que prevê a aplicação no caso de violência entre casal de lésbicas. Também haverá feiras, oficinas, rodas de conversa e lançamento de cartilha.
O dia 29 de agosto é comemorado o Dia da Visibilidade Lésbica no Brasil. Neste período, vários grupos de mulheres preparam festas, manifestações e reuniões para marcar essa data que faz parte do calendário do movimento LGBT desde 1996.
São vários os boatos sobre a data. Algumas pessoas acreditam que a data marcou o I Seminário Nacional de Lésbicas onde uma centena de mulheres de todo Brasil estiveram presentes no dia 29 de agosto de 1995, no Rio de Janeiro. Outras relatam que no dia 19 de agosto de 1983 ocorreu a primeira manifestação organizada de lésbicas contra o preconceito do país, em São Paulo, no Ferro’s Bar.
Feiras
Desde o ano passado a Ação Lésbica tem incentivado a produção e empreendimento independente de mulheres. Por isso, se você tiver algum empreendimento que queira compartilhar/vender/apresentar, enviei um e-mail para acaolesbica@gmail.com e apresente a sua proposta.
█