Domingo tem caminhada da visibilidade lésbica em Brasília

8ª edição comemora os seis anos da Lei Maria da Penha e pretende divulgar que a lei também protege as lésbicas e mulheres bissexuais.

Da Assessoria de Comunicação

Caminhada acontece no dia 26 de agosto
(Foto: Divulgação)

A 8ª Ação Lésbica do Distrito Federal acontece no dia 26 de agosto com o tema Lei Maria da Penha Para Todas. A iniciativa tem o intuito de divulgar informações sobre a lei – que neste ano comemora seis anos de atuação – e ampliar a sua abrangência para todas as mulheres, inclusive para as lésbicas e mulheres bissexuais. A concentração acontece no estacionamento das entre quadras 502/503 sul e a caminhada está prevista para as 16h30.

Na ocasião, será lançada a cartilha LEI MARIA DA PENHA (LMP) EM CASOS DE LESBOFOBIA, financiada pelo fundo Direitos Humanos Brasil, e executada pela ONG Coturno de Vênus – Associação Lésbica Feminista de Brasília. A Coturno de Vênus entrevistou mais de duas mil pessoas do Distrito Federal e Entorno e foi constatado que mais da metade – cerca de 59% das pessoas entrevistadas – não sabem que Lei Maria da Penha também foi criada para prevenir e punir violências contra lésbicas e mulheres bissexuais, mesmo em casos de violência intrafamiliar (dentro da família) e doméstica. A lei também prevê punição à violência que ocorre entre casais de lésbicas, sejam atuais ou já rompidos, que morem ou não na mesma casa.

Outro dado alarmante foi o desconhecimento da violência sexual contra lésbicas: cerca de 61% do total dos entrevistados não sabem o que é um estupro corretivo contra lésbicas, no entanto, quando explicado o conceito, reconhecem facilmente o fundamento dessa violência em seu cotidiano . Esse tipo de estupro se diferencia das outras modalidades de abuso porque acontece quando um ou mais homens estupram uma mulher que eles acreditam que é ou se pareça lésbica porque acham que isso vai “corrigir” a orientação afetivo-sexual dela ao ponto que deixe de ser lésbica. Ao contrário do que se imagina o estupro corretivo não está presente apenas em países que têm legislações conservadoras sobre direitos das mulheres.

A 8ª Ação Lésbica DF é organizada pela Associação Lésbica Feminista – Coturno de Vênus; Liga Brasileira de Lésbicas (LBL /DF); Associação Brasileira de Lésbicas (ABL/DF) e Lésbicas Autônomas DF . Tem parceria com Marcha das Vadias DF; Marcha das Mulheres DF; Cia. Revolucionária Triângulo Rosa; Subversiva UnB; Roda de Mulheres da Católica; Grupo Elos DF; Fórum de Mulheres do DF e Rede Feminista de Saúde – Regional DF.

Serviço
8ª Ação Lésbica DF
DATA: 26 de Agosto de 2012 (domingo)
LOCAL: No estacionamento das entre quadras 502/503 W3 Sul.

10h – abertura Oficial e inicio da Feira de Moda, Comida, Música, Cultura e Arte;

14h00 às 16h – Roda de Conversa sobre a Lei Maria da Penha em casos de Lesbofobia e Violência contra LGBT (participação da SPM, SDH, Secretaria da Mulher do DF, Deputada Érika Kokay e Coturno de Vênus). Na ocasião, haverá o lançamento da cartilha LEI MARIA DA PENHA (LMP) EM CASOS DE LESBOFOBIA, e distribuição de exemplares da Lei Maria da Penha;

16h30 – Inicio da caminhada pelo fim da Violência contra Lésbicas;

20h – Previsão de chegada no Complexo Cultural da República;

22h – Encerramento com shows e discotecagem de artistas lésbicas da cidade.

Histórico
A 8ª Ação Lésbica do DF tem a proposta de compartilhar momentos de intervenção político-social, cultural e de lazer, objetivando informar nossa comunidade e a sociedade de uma forma geral sobre problemas que afetam diretamente a vida de lésbicas e mulheres bissexuais e que podem ser minimizados a partir de uma postura mais flexível e hábil ao dialogo. Para marcar o Mês da Visibilidade Lésbica (agosto), diversas atividades foram desenvolvidas pela organização da 8ª Ação Lésbica:

DATA: 05 de Agosto de 2012 (domingo)
Festa da 8ª Ação Lésbica DF e Cine Feminista, no Balaio Café, a partir das 17h30.

DATA: 12 de Agosto de 2012 (domingo)
Festa As Mina Pira do Mês da Visibilidade Lésbica, no Balaio Café, a partir das 20h.

DATA: 16 de Agosto de 2012 (domingo)
Lançamento da campanha virtual Consenso Sexual entre Lésbicas.

DATA: 18 de Agosto de 2012 (sábado)
Ocupa a passagem na 8ª Ação Lésbica DF, na passagem subterrânea da 203/103 norte, a partir das 21h.

Sair da versão mobile