Sérgio Nascimento assume Coordenação de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania LGBT do DF
Coordenação quer tirar do papel as propostas debatidas nas Conferências Distritais.
Ex-presidente da Elos fala como SEJUS vai lidar questão LGBT dentro da Secretaria.
Do Gay1 DF
Sérgio Nascimento, ex-presidente da Ong Elos LGBT-DF, assumiu nesta semana o cargo de Coordenador de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Distrito Federal (Coordenação de Diversidade Sexual), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUS/GDF, atualmente, coordenada pelo Secretário Alírio Neto. Para Nascimento, “Esta Coordenação terá como principal missão tirar do papel as propostas amplamente debatidas nas I e II Conferência Distrital LGBT.”
Gay1: O que é e o que faz a Coordenação LGBT?
Sérgio Nascimento: A Coordenação de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Distrito Federal (Coordenação de Diversidade Sexual) foi criada 2011 dentro da estrutura da SEJUS, com o objetivo de promover, elaborar, coordenar, desenvolver e acompanhar programas, projetos e atividades, visando a efetiva promoção dos direitos da e da cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT do DF.
Gay1: Como a SEJUS pretende trabalhar a questão LGBT dentro da Secretaria?
Sérgio Nascimento: Dentro da estrutura do SEJUS existem vários programas que irão passar a atender de forma qualificada a população LGBT, entre eles está o Pró-Vitima que oferece assistência multidisciplinar nas áreas psicossocial e jurídica a vítimas de crimes violentos e a Gerência de Tráfico de pessoas com um olhar mais voltado para jovens travestis e transexuais que muito cedo são aliciadas e exploradas sexualmente. Outra iniciativa que será abraçada pela secretaria diz respeito à Regulamentação da Lei. 2.615-2000, Lei que determina sanções às práticas discriminatórias em razão da orientação sexual das pessoas.
Gay1: Existe uma prioridade de ação definida ainda para estes último meses do ano?
Sérgio Nascimento: O nosso planejamento estratégico para esses três últimos meses de 2012, tem 3 prioridades. A primeira é “arrumar a casa”, capacitar servidores da SEJUS para o atendimento a LGBT, a inclusão do nome social em formulários de registro em toda a secretaria e outras. A secretaria é muito grande e sabemos que não conseguiremos fazer isso tudo de uma única vez e percebemos que esse processo será contínuo. A segunda é a publicação no Diário Oficial e convocação dos conselheiros do Conselho de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania LGBT do Distrito Federal. Essa é uma demanda antiga do movimento e essa coordenação pretende fazer uma gestão com amplo debate e participação do movimento LGBT do DF. A terceira e não menos importante é a retomada do diálogo com as demais secretarias de Estado para que juntas possamos dar continuidade a execução das demandas da II Conferência Distrital LGBT.
Gay1: O que mais pode atrasar o desenvolvimento das ações a serem desenvolvidas por essa coordenação?
Sérgio Nascimento: Acredito que principalmente a morosidade do Estado, em conversas com coordenadores de outros Estados pude sentir que o excesso de burocracia, mais atrapalha do que ajuda.
Para mais contatos com a Coordenação de Diversidade Sexual:
Coordenação de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania LGBT
Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUS/GDF
Endereço: Estação Rodoferroviária – Térreo – Ala Norte – Sala 03
Telefone: (61) 2104-1931
E-mail: [email protected]
www.sejus.df.gov.br
█