Brasil

Sérgio Nascimento assume Coordenação de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania LGBT do DF

Coordenação quer tirar do papel as propostas debatidas nas Conferências Distritais.
Ex-presidente da Elos fala como SEJUS vai lidar questão LGBT dentro da Secretaria.

Do Gay1 DF

Sérgio Nascimento diz que existe três prioridades de ações definida ainda para estes último meses do ano (Foto: Reprodução/Facebook)Em entrevista, Sérgio Nascimento, diz que existe três prioridades de ações definida ainda para estes último meses do ano (Foto: Reprodução/Facebook)

Sérgio Nascimento, ex-presidente da Ong Elos LGBT-DF, assumiu nesta semana o cargo de Coordenador de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Distrito Federal (Coordenação de Diversidade Sexual), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUS/GDF, atualmente, coordenada pelo Secretário Alírio Neto. Para Nascimento, “Esta Coordenação terá como principal missão tirar do papel as propostas amplamente debatidas nas I e II Conferência Distrital LGBT.”

Gay1: O que é e o que faz a Coordenação LGBT?
Sérgio Nascimento:
A Coordenação de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Distrito Federal (Coordenação de Diversidade Sexual) foi criada 2011 dentro da estrutura da SEJUS, com o objetivo de promover, elaborar, coordenar, desenvolver e acompanhar programas, projetos e atividades, visando a efetiva promoção dos direitos da e da cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT do DF.

Gay1: Como a SEJUS pretende trabalhar a questão LGBT dentro da Secretaria?
Sérgio Nascimento:
Dentro da estrutura do SEJUS existem vários programas que irão passar a atender de forma qualificada a população LGBT, entre eles está o Pró-Vitima que oferece assistência multidisciplinar nas áreas psicossocial e jurídica a vítimas de crimes violentos e a Gerência de Tráfico de pessoas com um olhar mais voltado para jovens travestis e transexuais que muito cedo são aliciadas e exploradas sexualmente. Outra iniciativa que será abraçada pela secretaria diz respeito à Regulamentação da Lei. 2.615-2000, Lei que determina sanções às práticas discriminatórias em razão da orientação sexual das pessoas.

Gay1: Existe uma prioridade de ação definida ainda para estes último meses do ano?
Sérgio Nascimento:
O nosso planejamento estratégico para esses três últimos meses de 2012, tem 3 prioridades. A primeira é “arrumar a casa”, capacitar servidores da SEJUS para o atendimento a LGBT, a inclusão do nome social em formulários de registro em toda a secretaria e outras. A secretaria é muito grande e sabemos que não conseguiremos fazer isso tudo de uma única vez e percebemos que esse processo será contínuo. A segunda é a publicação no Diário Oficial e convocação dos conselheiros do Conselho de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania LGBT do Distrito Federal. Essa é uma demanda antiga do movimento e essa coordenação pretende fazer uma gestão com amplo debate e participação do movimento LGBT do DF. A terceira e não menos importante é a retomada do diálogo com as demais secretarias de Estado para que juntas possamos dar continuidade a execução das demandas da II Conferência Distrital LGBT.

Gay1: O que mais pode atrasar o desenvolvimento das ações a serem desenvolvidas por essa coordenação?
Sérgio Nascimento:
Acredito que principalmente a morosidade do Estado, em conversas com coordenadores de outros Estados pude sentir que o excesso de burocracia, mais atrapalha do que ajuda.

Para mais contatos com a Coordenação de Diversidade Sexual:
Coordenação de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania LGBT
Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUS/GDF
Endereço: Estação Rodoferroviária – Térreo – Ala Norte – Sala 03
Telefone: (61) 2104-1931
E-mail: [email protected]
www.sejus.df.gov.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo