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Irlandeses criticam Coca-Cola por excluir casamento iguaitário de anúncio

Do Gay1

Foto: Reprodução/YouTube

Cena substituída em anúncio.

Um comercial da Coca-Cola causou polêmica na Irlanda na semana passada ao “censurar” uma cena de casamento entre pessoas do mesmo sexo. A campanha #ReasonsToBelieve está sendo veiculada em vários países europeus e constrasta cenas de coisas ruins, como uma despedida no aeroporto, com coisas boas, como a chegada de um filho. Em locais como Noruega e Reino Unido, o comercial mostra um casamento gay, cena que na versão irlandesa foi subtituída por um casamento inter-racial, entre uma mulher negra e um homem branco.

A publicação LGBT Eile.ie foi a primeira a apontar a mudança. Ativistas e usuários de redes sociais logo começaram a criticar a Coca-Cola na internet, questionando a edição do vídeo.

Em resposta à polêmica, um porta-voz empresa disse ao irlandês TheJournal.ie que os anúncios foram editados de acordo com cada mercado, a partir de informações sobre os consumidores de cada região e suas especificidades culturais. A Coca-Cola cita como exemplo a inclusão da festa de St. Patrick da versão irlandesa, que não aparece em nenhum outro país. Outro argumento usado pela marca é que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido na Irlanda. “Queríamos que cada anúncio fosse relevante e válido para seu mercado”, diz o comunicado.

Confira e compare as versões da Inglaterra e da Irlanda:

Versão inglesa

Versão irlandesa

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