Foto: Divulgação
Teste Rápido Diagnóstico para HIV.
Dois diagnósticos positivos para o vírus HIV foram detectados dentre as 79 pessoas que se voluntariaram para fazer o teste rápido do projeto “Fique Sabendo” durante a 14ª edição da Parada do Orgulho LGBT da Bahia, em Salvador. O evento ocorreu no domingo (13) e o balanço foi divulgado nesta segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde. Os exames confirmaram oito casos para sífilis.
Os pacientes com resultado positivo foram encaminhados para uma unidade de referência da rede municipal para tratamento integral e gratuito, segundo informou a prefeitura. Preservativos masculinos e femininos foram distribuídos do evento, bem como unidades de gel lubrificante e panfletos educativos.
De acordo com prefeitura, a capital baiana é a 12ª cidade com maior incidência do vírus HIV. Diante disso, o município informa que ampliou de 33, no início de 2013, para 107 unidades em setembro de 2015, para realização do teste rápido. Além disso, 260 profissionais entre médicos e enfermeiros de atenção básica foram capacitados.