No dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT, SMIRNOFF lança uma campanha digital para difundir a hashtag #caretaproscaretas, um movimento que convida o público a tirar fotos fazendo caretas em resposta à reação daquelas pessoas que ainda demonstram algum desconforto ao ver um casal do mesmo sexo se beijando. Para desenvolver essa ação, a marca captou, nas ruas de São Paulo e Curitiba, cenas de casais reais se beijando e flagrou algumas reações de desconforto de pessoas que passavam.
“O propósito de SMIRNOFF é movimentar o mundo para a inclusão. Por isso, acreditamos em ações que possam estimular conversas sobre a importância da diversidade”, afirma João Matos, Gerente de Marketing de Vodkas.
Criado pela CP+B, a ação, feita com pessoas reais e situações reais, estará na página do Facebook marca. Ao final do vídeo, o locutor faz um convite aos usuários: mandar #caretaproscaretas, sem stress e com muito amor, mostrando que a diversidade merece ser respeitada.
“O curioso nas reações é que mesmo nas demonstrações mais ternas de afeto, havia uma reação em quem passava. O que desmistifica aquela coisa de ‘ah, eu não beijo assim em público’. Mesmo um pequeno gesto, incomoda muito”, afirma André Kassu, sócio e CCO da CP+B.
A ação faz parte da campanha #umbrindeavidareal, que a marca lançou em 2014 com iniciativas e campanhas que promovem a conscientização sobre a diversidade, como a #pridetag em 2016, hashtag criada com as cores da bandeira LGBT que convidava o público a responder o que dava mais orgulho na bandeira da causa, e como a iniciativa global lançada no último Dia Internacional da Mulher, que propõe mais equidade de gênero na música eletrônica.