Parada da Diversidade de PE terá ação inédita com coreógrafos para abre-alas
Neste domingo (17) a 16° edição da Parada da Diversidade de Pernambuco, promovida pelo Fórum LGBT, terá uma ação diferenciada e pioneira. O Instituto Boa Vista, organização não governamental que desenvolve o Projeto Cidadania LGBT, no Recife, levará para o abre-alas do evento 30 coreógrafos da Associação de Bandas e Fanfarras (ABANFARE) e sua banda marcial composta por mais de trinta músicos.
Os artistas estarão posicionados à frente do trio elétrico do Grupo Leões do Norte e fará as boas-vindas com evoluções de bandeiras com uma coreografia criada por Genivaldo Francisco, Agente de Cidadania do Instituto Boa Vista. “A iniciativa do IBV em parceria com o Fórum LGBT é valorizar e incentivar esses jovens na apresentação de suas habilidades artísticas”, completou Genivaldo. A maioria dos coreógrafos e músicos são naturais das cidades de Afogados da Ingazeira, Paudalho, Timbaúba, Carpina, Vicência e da Região Metropolitana do Recife.
O Coordenador do Projeto Cidadania LGBT, o sociólogo Acioli Neto, destacou a importância da Parada da Diversidade na ampliação da visibilidade para a população quanto à existência de outras orientações sexuais além da heterossexualidade. Ao mesmo tempo é uma manifestação de direitos iguais a todos LGBT.
A Parada terá concentração a partir das 9h, no Parque Dona Lindu e terá um percurso até a Padaria Boa Viagem. Com o tema “Por Cidades Diversas, Nenhum Direito a Menos!”, o evento faz uma alusão à busca por espaços públicos mais inclusivos e sem LGBTfobia.