Preta Gil, Glória Groove, Pepita e mais 31 blocos LGBT no carnaval de Brasília

GDF confirmou Bloco da Preta e Bloco das Gloriosas na Esplanada em parceria público-privada. Já os outros blocos sairão nas ruas do DF com recursos de uma emenda parlamentar de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSol). Veja programação!

Preta Gil, Gloria Groove e Pepita estarão no carnaval de Brasília. (Foto: Divulgação)
Preta Gil, Gloria Groove e Pepita estarão no carnaval de Brasília. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do Distrito Federal anunciou, nesta quinta-feira (30), a presença de Preta Gil e Glória Groove no carnaval de rua da capital. O evento será gratuito. Já a cantora Pepita vai se apresentar no Bloco das Montadas.

Também terá banda Nação Zumbi, de Elba Ramalho e o grupo Psirico. As atrações vão se apresentar durante os cinco dias de folia – entre sexta (21) e terça (25) – em um palco montado na Esplanada.

“Estamos inaugurando um modelo que espero que, daqui pra frente, seja aperfeiçoado e se torne a marca registrada de Brasília”, disse o secretário, Bartolomeu Rodrigues, em coletiva de imprensa.

O secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, em coletiva de imprensa sobre o carnaval de 2020. (Foto: Luiza Garonce)

“É onde estamos fazendo a primeira experiência da parceria público-privada.”

Segundo o chefe da pasta, quatro empresas manifestaram interesse no projeto, mas os valores ainda “não podem” ser divulgados. Bartolomeu disse que os cachês estão garantidos pela iniciativa privada e que o GDF vai arcar, “basicamente, com infra-estrutura”.

O espaço – diferente das plataformas carnavalescas do Setor Comercial Sul e da Praça dos Prazeres, na 201 Norte, que receberão verba do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) – será inteiramente gerido pela secretaria.

Blocos LGBT

Além das atrações nacionais, outros 31 blocos LGBT, intitulado de “Carnaval de todas as cores”, vão animar o carnaval de Brasília. Destes, 20 integram o Coletivo Fora do Armário, criado em 2018. Os demais serão apadrinhados por blocos do grupo.

O projeto “Carnaval de todas as cores” quer levar às ruas de todo o DF a diversidade da comunidade LGBT, com blocos no pré-carnaval, durante a folia e também na ressaca. A iniciativa é uma realização da Associação Artística Mapati com o apoio do IMAC, da Sala Produções e da campanha Folia Com Respeito.

Bloco das Montadas no carnaval de 2019 Setor Bancário Norte, em Brasília. (Foto: Secretaria de Cultura do DF/Divulgação)

O desfile dos blocos, que espera receber um público de 200 mil pessoas, contará com recursos de uma emenda parlamentar de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSol), no valor de R$ 435 mil. “Não sou eu que estou garantindo (o carnaval dos blocos). Vocês já fazem isso há muito tempo. A gente sabe que vive um tempo difícil. Esse será o primeiro grande momento de manifestação. A gente precisa dar um recado com um ato político. Mas não podemos parar depois do carnaval”, afirmou o deputado, também presente na coletiva.

Veja programação:

Pré-carnaval

Carnaval

Pós-carnaval

Sair da versão mobile