GDF cancela carnaval na Esplanada com Preta Gil e Glória Groove

Agora, evento terá apenas atrações locais na Funarte. Blocos LGBT permanecem; confira programação.

As cantoras Preta Gil e Gloria Groove foram canceladas na programação do carnaval de Brasília. (Foto: Reprodução)
As cantoras Preta Gil e Gloria Groove foram canceladas na programação do carnaval de Brasília. (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Cultura do Distrito Federal anunciou, durante a tarde desta terça-feira (11), que o carnaval 2020 na Esplanada dos Ministérios está cancelado. No dia 30 de janeiro, o governo havia divulgado uma grande programação gratuita em um palco com atrações nacionais como Preta Gil, Glória Groove, Nação Zumbi, Elba Ramalho e o grupo Psirico.

Agora, de acordo com o secretário Bartolomeu Rodrigues, “o carnaval do DF foi redesenhado e irá acontecer somente na Funarte, com artistas locais”.

As atrações que farão parte do carnaval não foram informadas. “Assim que finalizarem os artistas escolhidos vamos disponibilizar as atrações”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Bartolomeu Rodrigues, três pontos foram levados em consideração para desativar o projeto de um carnaval na Esplanada:

O secretário chegou a pedir desculpas para a população e lembrou da violência durante o pré-carnaval, no fim de semana, quando Matheus Barbosa, de 18 anos, foi morto a facadas ao lado do Museu Nacional da República. O crime ocorreu no bloco LGBT “Quem chupou vai chupar mais”.

Blocos LGBT

Além das atrações nacionais, outros 31 blocos LGBT, intitulado de “Carnaval de todas as cores”, vão animar o carnaval de Brasília. Destes, 20 integram o Coletivo Fora do Armário, criado em 2018. Os demais serão apadrinhados por blocos do grupo.

O projeto “Carnaval de todas as cores” quer levar às ruas de todo o DF a diversidade da comunidade LGBT, com blocos no pré-carnaval, durante a folia e também na ressaca. A iniciativa é uma realização da Associação Artística Mapati com o apoio do IMAC, da Sala Produções e da campanha Folia Com Respeito.

Bloco das Montadas no carnaval de 2019 Setor Bancário Norte, em Brasília. (Foto: Secretaria de Cultura do DF/Divulgação)

O desfile dos blocos, que espera receber um público de 200 mil pessoas, contará com recursos de uma emenda parlamentar de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSol), no valor de R$ 435 mil. “Não sou eu que estou garantindo (o carnaval dos blocos). Vocês já fazem isso há muito tempo. A gente sabe que vive um tempo difícil. Esse será o primeiro grande momento de manifestação. A gente precisa dar um recado com um ato político. Mas não podemos parar depois do carnaval”, afirmou o deputado, também presente na coletiva.

Veja programação:

Pré-carnaval

Carnaval

Pós-carnaval

Sair da versão mobile