Mundo

Biden nomeia veterana transexual da Marinha para equipe de transição

Presidente eleito dos EUA se contrapõe ao de Donald Trump, que promoveu esforços para banir pessoas trans nas Forças Armadas.

Shawn Skelly atuou na Marinha entre 1991 e 2008 e fará parte do grupo de transição que avaliará o Departamento de Defesa. (Foto: Reprodução/Instagram)
Shawn Skelly atuou na Marinha entre 1991 e 2008 e fará parte do grupo de transição que avaliará o Departamento de Defesa. (Foto: Reprodução/Instagram)

O democrata Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, nomeou a comandante transexual Shawn Skelly para participar de sua equipe de transição.

A comandante atuou na Marinha americana entre 1991 e 2008 e fará parte do grupo de transição que avaliará o Departamento de Defesa.

Skelly é vice-presidente da ONS (Out in National Security), entidade americana que defende o direito da população LGBTQIA+ nos órgãos de segurança nacional dos EUA.

Indicada por Barack Obama, Skelly também é comissária da Comissão Nacional de Serviço Militar, Nacional e Público, uma comissão consultiva que trabalha revisando o processo de recrutamento do serviço militar americano, desde 2017.

Entre 2013 e 2016, durante o segundo mandato de Obama, Skelly também ocupou cargos de secretária executiva e de assistente especial dentro do Departamento de Defesa.

A decisão de Biden se contrapõe ao atual presidente Donald Trump, que promoveu esforços para banir pessoas trans nas Forças Armadas. O democrata foi o primeiro presidente eleito da história dos Estados Unidos a agradecer a comunidade LGBTQIA+ no discurso de vitória.

Na última terça-feira, Biden disse que iniciaria a transição de poder mesmo com a recusa de Trump para colaborar. “Nada pode nos deter”, disse o democrata.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo