Distrito Federal

23ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília acontece no próximo domingo

Edição traz como tema quantos direitos acerca de orientação sexual e identidade de gênero uma pessoa da comunidade LGBTQIA+ do DF tem. Concentração será às 14 horas na Espalhada dos Ministérios.

Multidão ocupa Esplanada dos Ministérios na 22ª Parada LGBTS de Brasília. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)
Multidão ocupa Esplanada dos Ministérios na 22ª Parada LGBTS de Brasília. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)

A 23ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, marcada para domingo (03), encerra a programação do Festival Orgulho, em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A concentração começa a partir das 14h, em frente ao Congresso Nacional, na Esplanada.

A manifestação de caráter civil e social ocorre há 22 anos e é o maior ato de direitos humanos da capital. Segundo os organizadores, a parada terá um formato inédito e deve seguir pelo Eixo Monumental com várias intervenções durante o percurso.

Esse ano o tema do festival Brasília Orgulho é “Nosso 122 direitos. Conhecer. Efetivar. Defender.” e um levantamento inédito da organização mostra quantos direitos acerca de orientação sexual e identidade de gênero uma pessoa da comunidade LGBTQIA+ do DF tem. São 78 direitos fundamentais garantidos em escala federal e 44 no âmbito distrital, um total de 122. O tema traz também os desafios acerca desse número e de tudo que ele representa.

Segundo os organizadores, as atividades e intervenções durante o mês de junho, onde é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho) têm como objetivo celebrar a diversidade de orientação sexual e de gênero, além de sensibilizar a população em relação a questões como LGBTQIA+fobia e inclusão social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo