Goiás

Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Goiânia volta as ruas no próximo domingo

Com expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas, evento será realizado dia 4/9 das 8h às 18h, com concentração na Av. Araguaia com Praça Cívica, em direção sul-norte.

O evento será realizado das 8h às 18h, com concentração na Av. Araguaia com Praça Cívica, em direção sul-norte. (Foto: Arquivo/Gay1)
O evento será realizado das 8h às 18h, com concentração na Av. Araguaia com Praça Cívica, em direção sul-norte. (Foto: Arquivo/Gay1)

Acontece no dia 4 de setembro (domingo), a 27ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Goiânia. A concentração será realizada no centro da capital e o evento acontece das 8h às 18h, com a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas.

Neste ano, o tema da Parada é “Todes, Todas e Todos votemos com orgulho”, para incentivar a escolha de candidatas e candidatos que são LGBQIA+ ou que sejam a favor dos direitos da comunidade LGBTQIA+, segundo comenta Beth Fernandez, psicóloga e uma das coordenadoras do evento.

De acordo com a Associação da Parada de Goiânia, a concentração será realizada das 8h às 13h, na Av. Araguaia com Praça Cívica, em direção sul-norte. Durante o período da manhã, o público poderá contar com serviços sociais, atendimento jurídico e prevenção em saúde, disponibilizados pela Prefeitura de Goiânia, DPE, OAB-GO, GEACRI, Secretaria de Saude, Astral, AGCDI, GEE, Fórum de Transexuais , Mães pela Igualdade e igrejas inclusivas.

A caminhada terá início às 15h, percorrendo a Avenida Goiás Centro, até chegar na Estação Rodoviária do BRT.

Segundo dados e informações da Secretaria de Direitos Humanos de Goiânia, a prefeitura da cidade criou a Superintendência Municipal LGBT para enfrentar o preconceito e a discriminação sofridos diariamente por 10% dos goianienses que são LGBTQIA+.

“Nossa impressão é que a movimentação de 100 mil pessoas de todos estados do Brasil e cidades de Goias, na semana da Parada, usando hotéis, carros de aplicativos, taxis, bares, shoppings, feiras, farmácias, movimenta mais de 3 milhões de reais”, comenta a secretaria.

Apesar disso, a emenda parlamentar criada para ajudar no combate ao preconceito é pequena, no valor de R$ 30 mil – verba essa utilizada para a contratação de um trio e de banheiros químicos, a pedido do movimento social.

Serviço

27ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Goiânia
Quando: 4/9 (domingo)
Onde: concentração na Av. Araguaia com Praça Cívica, em direção sul-norte
Horário: 8h às 18h

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo