Famosos

Entenda comentário homofóbico que fez Freddie Mercury quebrar camarim no Rock in Rio

O repórter Amin Khader falou sobre o quebra-quebra em depoimento a um documentário especial sobre o festival.

Freddie Mercury, vocalista do Queen, durante apresentação no Rock in Rio de 1985. (Foto: Sebastião Marinho/Agência O Globo)
Freddie Mercury, vocalista do Queen, durante apresentação no Rock in Rio de 1985. (Foto: Sebastião Marinho/Agência O Globo)

Dono de um dos principais shows da história do Rock in Rio, o Queen também teve uma passagem tumultuada pelos bastidores do festival. O ano era 1985, a banda liderada por Freddie Mercury – morto em 1991 em decorrência de complicações da Aids -, fez mais de 100 mil pessoas cantatem em uníssono um dos maiores sucessos da banda, “Love of My Life”. No entanto, também protagonizou um quebra-quebra no camarim.

Em depoimento a um documentário especial sobre o festival, do Globoplay, o repórter Amin Khader, que trabalhou nos camarins do evento em 1985, o cantor exigiu que o corredor para seu camarim fosse liberado para que ele pudesse passar, fazendo que outros artistas fossem obrigados a “se esconder” para que Freddie não os encontrasse.

“Me lembro dele chegando de helicóptero. Ele perguntou quem estava nos corredores dos camarins, porque queria aquele espaço todo livre. Pediu cinco minutos para deixar todo o corredor livre. Fiquei maluco. Neste dia eu tinha Erasmo Carlos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Ney Matogrosso e o Queen. Cheguei no corredor e fui pedir para ninguém ficar lá. Um pedido inusitado dele, né?”, comentou Amin.

Freddie Mercury se apresenta no Rock In Rio 1985. (Foto: Reprodução/Gabriel Rocca)
Freddie Mercury se apresenta no Rock In Rio 1985. (Foto: Reprodução/Gabriel Rocca)

Ao passar, no entanto, eles não deixaram barato: fizeram um coro de “bicha”, o que deixou Freddie bastante intrigado. Ao questionar sobre a tradução da palavra, o vocalista ouviu de Amin que aquilo era apenas um elogio. Amin, no entanto, tentou amenizar a situação ao esconder que a gritaria, na verdade, era um protesto homofóbico e um tanto raivoso contra Freddie.

“O Freddie perguntou o que estavam falando dele e eu disse que era um elogio. Não adiantou, ele sacou que era algo errado, entrou no camarim e quebrou tudo. Jogou tudo pro alto. Ficou indignado. E eu tive que deixar tudo arrumado de novo pra ele. Fiquei desesperado e achei que tinha perdido meu emprego, mas a família Medina mandou repor tudo e ficou tudo bem. Nunca mais esqueci disso”, finalizou.

Apesar do prejuízo causado pela quebra do camarim e por todas as pequenas confusões envolvendo a banda britânica, o show do Queen é, até hoje, considerado um dos melhores do festival na opinião dos fãs, que sempre pedem a volta da banda. Em 2015, o Rock in Rio homenageou os 30 anos de evento trazendo a nova formação do Queen, com o vocalista Adam Lambert, para uma apresentação especial, que levou fãs às lágrimas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo