Ernane Queiroz

Com mais de 30 mil votos, drag queen fica como primeira suplente da Câmara dos Deputados

Petista Ruth Venceremos é do DF e tem histórico de luta no movimento LGBTQIA+ e Sem Terra.

"Eu sou uma bicha preta. Sou nordestina. Sou sem-terra. Sou drag queen", diz Ruth Venceremos. (Foto: Reprodução/Instagram)
“Eu sou uma bicha preta. Sou nordestina. Sou sem-terra. Sou drag queen”, diz Ruth Venceremos. (Foto: Reprodução/Instagram)

A Câmara dos Deputados terá, a partir de 2023, a primeira suplente drag queen do Brasil. A façanha vem do Distrito Federal e tem como protagonista Ruth Venceremos, interpretado por Erivan Santos.

A artista filiada ao PT conquistou 31.538 votos e chegou à marca de décima candidatura com mais votos no DF.

Seu partido conseguiu a segunda reeleição de Erika Kokay, uma das principais políticas apoiadoras da causa LGBTQIA+ no Congresso Nacional.

Ruth é formada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestre em educação pela Universidade de Campinas, integra o Movimento Sem Terra e fundou o coletivo Distrito Drag, sediado em Brasília e um dos principais do País na profusão e defesa da arte transformista.

“Eu sou uma bicha preta. Sou nordestina. Sou sem-terra. Sou drag queen. Minha presença na Câmara dos Deputados, por si só, renova e inova as estruturas da política institucional.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo