Mostra performática levará 30 Drag Queens para o Eixo Cultural Ibero-americano de Brasília
Com mentoria das artistas Linda Brondi, Victor Baliane e Danny Cowlt, as 30 artistas selecionadas vão apresentar performances sobre telenovelas ao público neste sábado, 10.
Em sua segunda edição, com produção do coletivo Distrito Drag (DD), a ‘Performática Drag BSB 2022’ é uma mostra de arte transformista que visa fortalecer a cena drag do Distrito Federal. O projeto tem como propósito potencializar a escolha de ideias e conceitos artísticos, os quais foram depurados ao longo do processo de mentoria realizado previamente. Um dos principais requisitos para o processo seletivo desta mostra foi a escolha de pessoas residentes no Distrito Federal e RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico).
A entrega da performance acontecerá ao vivo para o público no próximo sábado, 10 de dezembro, no teatro Plínio Marcos do Eixo Cultural Ibero-americano.
O tema escolhido para a Performática Drag BSB 2022 é “A vida é uma telenovela”. Para o Distrito Drag, a telenovela é uma das formas de teledramaturgia mais populares, marcada por um enredo, desenvolvimento de uma trama, personagens, cenários, figurinos, trilha sonora, etc. Ela não só representa uma forma de entretenimento que chega aos diversos lares, como também possui uma natureza dramática e romântica que aborda temáticas fundamentais da sociedade, bem como instiga reflexões sobre questões históricas e contemporâneas, polêmicas, tabus e avanços científicos.
Foram selecionadas 30 propostas de performances artísticas e cada uma receberá o valor de 1 mil reais como apoio e reconhecimento pelo trabalho apresentado. As mentoras deste ano foram as artistas Drag Queens Linda Brondi, de Brasília, Victor Baliane, de Goiânia, e Danny Cowlt, de São Paulo. Nos encontros com as mentoras, cada participante apresentou uma performance para que as mentiras avaliassem e dessem sugestões com o intuito de aprimorar ainda mais o produto artístico de cada uma.
O evento é totalmente gratuito, com retirada de ingresso antecipada no link, e conta com o fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF).
Confira as artistas selecionadas: Adora Black, Andyva Divã, Angelina Boweer, Avellaskis, Ayobambi,Brunetty BG, Cassia Labaxúrias, Cookie B’, Donna Karão, Elloa Negrinny, Esmeralda, Etcetera Vibes, Ginger Mc.Gaffney, Kim Mahara, Larissa Hollywood, Larissa West, Licorina, Loreen’s Lumynes, Madison Parker, Medu Zaa, Melina Impéria, Mr. Van Gardian, Orianna, Pérola negra, Raio Laser, Sabah, Sereia Punk, Tiffany, a Drag Cênica e Yasmin Haaran.
Sobre o Distrito Drag
O Distrito Drag é um coletivo criado em outubro de 2017 e representa um espaço de auto-organização e auto-formação de artistas, que visa produzir e difundir a cultura LGBTI a partir da arte transformista, na perspectiva de enxergar a cultura enquanto ação política, com participação ativa na cena cultural do Distrito Federal e do Brasil.
Serviço
- O quê: Mostra Performática Drag BSB 2022.
- Local: Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte).
- Quando: 10 de dezembro, às 16h.
- Entrada gratuita