Distrito Federal

Com 100 mil pessoas, Parada LGBTQIA+ de Brasília é primeira zero carbono

Marcha da capital é a terceira mais antiga do Brasil.

Zero carbono e com indígenas, parada de Brasília reúne 100 mil. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)
Zero carbono e com indígenas, parada de Brasília reúne 100 mil. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)

O domingo 9 de julho foi dia de orgulho na capital federal. E não só! A 24ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília foi a única da América Latina zero carbono e a primeira do País a ser aberta exclusivamente por LGBTQIA+ indígenas e a ter grupo formado unicamente por pessoas LGBTQIA+ refugiadas.

A marcha, que começa em frente ao Congresso Nacional, teve mais de 100 mil participantes, de acordo com a organização, o coletivo Brasilia Orgulho.

A caminhada homenageou o teatrólogo, autor e jornalista Alexandre Ribondi, um dos responsáveis pela criação do grupo ativista gay Beijo Livre, em 1979, o primeiro do gênero no DF e um dos pioneiros no Brasil. Alexandre morreu em junho.

Com espaço específico para PCD e com interpretação de Libras, o evento teve discursos de figuras tais como a deputada federal Érika Kokay (PT), o jornalista Jean Wyllys e o deputado distrital e gay assumido Fabio Félix (Psol).

A caminhada é a terceira mais antiga do Brasil. Ela é feita desde 1998. O País possui 275 paradas.

A marcha encerrou o festival, que tinha se iniciado em 24 de junho e contou com 19 atividades. Dentre elas, o Sabor Orgulho, primeiro circuito gastronômico LGBT o País. Treze bares, restaurantes e cafés da capital fizeram pratos e drinks nas cores do arco-íris LGBT.

Houve ainda o Mercado Borboleta, com expositores LGBT que venderam produtos tais como chocolate, roupas e comida. O Pódio Arco-íris, evento esportivo, reuniu 17 times e 144 atletas.

O festival Brasília Orgulho é o maior do País focado em LGBT.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo