Política

Barroso assume comando do STF e defende LGBTQIA+: “é uma questão de respeito à humanidade”

Ministro Luís Roberto Barroso vai suceder na presidência do tribunal a ministra Rosa Weber, que vai se aposentar.

O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse nesta quinta-feira (28) como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Edson Fachin assumiu como vice.

Em seu discurso de posse, para Barroso, defender, por exemplo, a comunidade LGBTQIA+ não é simplesmente progressismo, mas sim uma questão de respeito à humanidade.

“Há quem pense que a defesa dos direitos humanos, da igualdade da mulher, da proteção ambiental, das ações afirmativas, do respeito à comunidade LGBTQIA+, da inclusão das pessoas com deficiência, da preservação das comunidades indígenas são causas progressistas. Não são”, disse.

“Essas são as causas da humanidade, da dignidade humana, do respeito e consideração por todas as pessoas”, completou.

Barroso é aplaudido durante posse como presidente do STF, nesta quinta-feira, 28. (Foto: MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)
Barroso é aplaudido durante posse como presidente do STF, nesta quinta-feira, 28. (Foto: MATEUS BONOMI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)

O novo presidente também reafirmou o compromisso do Judiciário com a democracia. Ele afirmou que o Brasil venceu o golpe, mas que agora é momento de pacificação nacional.

“O país não é feito de nós e eles. Somos um só povo”, afirmou Barroso.

Ainda em seu discurso de posse, Barroso afirmou que o Judiciário precisa de maior representatividade de mulheres e maior diversidade racial.

“Aumentar a participação de mulheres nos tribunais, com critérios de promoção que levem em conta a paridade de gênero. E, também, ampliar a diversidade racial”, disse o ministro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo