Política

Presidente Lula reforça compromisso com direitos LGBTQIA+ em discurso na ONU

Fala foi horas antes de a análise do Projeto de Lei que quer proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.

Lula discursa na Assembleia Geral da ONU. (Foto: Reprodução)
Lula discursa na Assembleia Geral da ONU. (Foto: Reprodução)

Em um importante discurso proferido na abertura do debate-geral da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou o compromisso de seu governo com a defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

Lula, que iniciou seu terceiro mandato presidencial, fez questão de destacar o compromisso de seu governo em promover a igualdade e a inclusão para todos os brasileiros, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Em suas palavras, o presidente enfatizou: “Seremos rigorosos na defesa dos direitos de grupos LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.”

O terceiro mandato de Lula é a primeira gestão federal a contar com uma secretaria nacional dedicada aos direitos das pessoas LGBTQIA+. O cargo é ocupado pela travesti Symmy Larrat.

A presença dessa secretaria nacional demonstra o comprometimento do governo com a promoção da igualdade, o combate à discriminação e a criação de políticas inclusivas para a comunidade LGBTQIA+.

Lula destacou ainda que seu governo continuará a apoiar todas as ações e políticas que visem garantir a dignidade e os direitos LGBTQIA+. Esta é uma clara demonstração de que o Brasil está disposto a avançar na proteção e promoção dos direitos humanos, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero.

Esse discurso na ONU reforça o compromisso do governo brasileiro em ser um defensor da igualdade e da diversidade, além de alinhar o país com os princípios fundamentais dos direitos humanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo