Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) deram o tão aguardo primeiro beijo do casal na novela “Terra e Paixão” (Globo), escrita por Walcyr Carrasco. A cena foi exibida na terça-feira (12) e ficou entre os assuntos mais comentados das redes sociais. Pensando nisso, relembramos cenas de beijos entre personagens do mesmo sexo que marcaram a história da TV brasileira.
Em 2013, os personagens Félix (Matheus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) protagonizaram a primeira cena de beijo gay na novela “Amor à Vida”, de Walcyr Carrasco, no horário nobre da emissora. O vilão da trama ganhou grande simpatia dos telespectadores e teve um final aplaudido pelo público.
Na novela “Em Família”, de Manoel Carlos, o romance entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Muller) foi marcante. Exibida em 2014, a trama mostrou o beijo das personagens.
Gilberto Braga também foi um autor revolucionário. Em 2015, a novela “Babilônia” exaltou o amor na terceira idade entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) e exibiu o beijo das advogadas no primeiro capítulo da trama.
Em 2016 a diversidade ganhou mais um ponto em “Liberdade, Liberdade”, de Mario Teixeira. André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) protagonizaram a primeira cena de sexo gay da TV. A sequência mostrou os personagens trocando caricias e beijos. As imagens exibiram uma forte cumplicidade entre os dois.
A novela “Orgulho e Paixão”, de Marcos Bernstein, retratou o romance gay no século vinte e mostrou o beijo do casal Luccino (Juliano Laham) e o militar Otávio (Pedro Henrique Müller) nos últimos capítulos do folhetim, em 2018. A cena foi exibida com muita sutileza.
A primeira cena de beijo entre dois garotos aconteceu em “Malhação: Vidas Brasileiras”, folhetim de Patrícia Moretzsohn, entre os personagens Michael (Pedro Vinícius) e Santiago (Giovanni Dopico), em 2018. A cena marcou a novela teen.
Protagonistas do primeiro beijo lésbico adolescente da TV, Giovanna Grigio e Manoela Aliperti se beijaram em “Malhação – Viva a Diferença”, em 2020, quando interpretaram Samantha e Lica, respectivamente, na novela escrita por Cao Hamburger.
Em setembro de 2019, a Globo exibiu um beijo entre dois personagens homens em Malhação: Toda forma de Amar. Guga (Pedro Alves) e Serginho (João Pedro Oliveira) trocaram carinhos com direito a suspense e uma reação homofóbica.