A noite do dia 21 de dezembro vai ficar marcada em Salvador pela vinda de Beyoncé no dia da estreia do “Renaissance: a Film by Beyoncé” no Brasil. Para quem duvidava, a diva pop escolheu estrategicamente a Bahia para sua rápida passagem pelo país, durante a festa Club Renaissance. Beyoncé, segurando a bandeira do estado, disse: “Era muito importante para mim estar aqui na Bahia”.
Após a rápida passagem, quem ficou responsável em animar o evento foi a DJ travesti Lunna Montty. A artista e ativista, que também é coreógrafa, dançarina e modelo, é do Coletivo Afrobapho – formado por jovens negros LGBTQIA+ da periferia de Salvador, que utilizam produções audiovisuais e performances artísticas para abordar questões antirracistas, de estética e de sexualidade e gênero. Ela também é pesquisadora da Cultura Ballroom (Vogue) e Heels Dance.
A festa Club Renaissance, que aconteceu na última quinta-feira, 21, no Centro de Convenções de Salvador, com toda certeza jamais será esquecida por quem estava no local e para quem, de longe, acompanhou a cobertura pelas redes sociais. A participação surpresa da anfitriã, ninguém menos que Beyoncé, que escolheu a cidade mais negra fora de África para celebrar a estreia do filme sobre sua turnê no Brasil, deixou um recado importante para todo o país.
Beyoncé fez questão de estacar a importância de estar na Bahia: “Era muito importante para mim estar aqui na Bahia. Renaissance é sobre liberdade, beleza e alegria. Tudo que vocês brasileiros representam. Estou muito feliz de estar aqui e ver o rosto de vocês”, continuou a cantora, que veio ao Brasil no próprio jatinho, em uma viagem rápida para saudar seus fãs brasileiros e exaltar a Bahia.
Ainda durante seu discurso, Beyoncé voltou a citar o estado: “Não há ninguém como vocês. A primeira e única, Bahia! Quero que vocês aproveitem o resto da noite. Estou tão feliz de ver vocês”.
Pedro Tourinho, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, revelou que a diva pop pagou por todos os custos do evento, incluindo comidas e bebidas: “Tantas camadas: axé de Salvador, enrolada na bandeira da Bahia, pagou a própria passagem (avião) e mais todo o evento, comida e bebida para todos os fãs que foram tratados com toda gentileza e cuidado”, contou.
O secretário também elogiou a DJ baiana Lunna Montty, anunciada por Beyoncé como a próxima atração e o coletivo Batekoo que abriu a festa.