O jornalista Diego Ponce de Leon, conhecido por interpretar a drag queen apresentadora e radialista Carmela, foi agraciado com o título de cidadão honorário de Brasília. A outorga do título foi aprovada na sessão plenária desta quarta (13), e a entrega contará com sessão especial a ser agendada.
A homenagem é em reconhecimento à personagem que atuou nos diversos veículos de comunicação de Brasília, a exemplo do SBT e do grupo Metrópoles, onde conduziu o Barraco da Carmela ao longo de cinco anos. Atualmente, Carmela comanda programa matinal na Atividade FM.
A proposta foi apresentada pelo deputado Jorge Vianna (PSD), que fez questão de exaltar o título da figura e seus conhecimentos e trabalhos em diversas áreas, que também partem para programas sociais.
“Se não bastasse tal narrativa profissional, a apresentadora também se destacou por conta das iniciativas sociais, principalmente na luta em prol de pessoas em situação de rua e pelo olhar generoso que favoreceram lugares como Sol Nascente e Chácara Santa Luzia, na Estrutural, além de campanhas promocionais que trouxeram visibilidade a figuras quase que invisíveis de nosso convívio”, apontou o deputado.
Biografia
Nascido no Rio de Janeiro, mestre pela UnB, Diego Ponce de Leon atua como jornalista há mais de uma década no DF, mas foi graças à Carmela que ele alcançou notoriedade e popularidade entre os moradores da capital.
Seu humor único, voz rasgada e agilidade rara no diálogo, ganhou holofotes nacionais e fex com que Carmela fosse recebida por famosos como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Hungria e Chitãozinho & Xororó.
Entre algumas ações conhecidas, a locutora já ajudou a distribuir cestas básicas pelo sertão do Piauí, promoveu bem-estar à comunidade de pessoas em situação de rua e levou alegria e humor a escolas públicas do DF, a exemplo da Apaed, associação de Ceilândia da qual Carmela é padrinha, que cuida de crianças e adolescentes com Down e com transtorno do espectro autista.