São Paulo

Morre jovem com câncer que realizou sonho do casamento durante tratamento em hospital

Fabalo Sousa recebia cuidados paliativos contra um câncer agressivo no estômago e se casou com o historiador Clark Alves. “Tivemos uma história linda”, diz viúvo.

Paciente em cuidados paliativos se casa em hospital de Barretos, em SP. (Foto: Rita Souza Fotografia)
Paciente em cuidados paliativos se casa em hospital de Barretos, em SP. (Foto: Rita Souza Fotografia)

Foi enterrado nesta sexta-feira (23) em Jaboticabal (SP) o corpo do auxiliar de depósito Fabalo Sousa, de 23 anos. Há duas semanas, mostramos a história de amor dele com o historiador Clark Alves, com quem se casou no Hospital de Amor em Barretos (SP), onde recebia cuidados paliativos contra um câncer agressivo no estômago.

Fabalo morreu nesta quinta-feira (22) no hospital. Com as alianças do casal na mão esquerda, Clark publicou um vídeo nas redes sociais, agradeceu as mensagens de solidariedade e disse que o marido lutou até o último momento pela vida.

“Ele foi um guerreiro até o último momento, até ontem ele estava sorrindo. Ele me olhou com uma olhar de ‘estou indo em paz, meu amor’. Ele é um ser de luz, um ser mágico, por onde ele passa ele modifica as pessoas (…) Ele lutou com todas as forças, em nenhum momento ele desistiu da vida mesmo sabendo que ele ia falecer. Não desistiu de viver”.

Fabalo Sousa lutava contra um câncer e realizou sonho do casamento no Hospital de Amor em Barretos, SP. (Foto: Arquivo pessoal)
Fabalo Sousa lutava contra um câncer e realizou sonho do casamento no Hospital de Amor em Barretos, SP. (Foto: Arquivo pessoal)

O historiador ainda disse que a tristeza é inevitável, mas que o amor supera o luto.

“A tristeza vai vir, o luto vem, é normal, mas eu estou em paz. Nós casamos, tivemos uma história linda. Fica um aprendizado para nós de amar a vida, de viver o hoje, de amar o próximo. Eu tenho certeza que ele fez história e vai continuar fazendo história.”

O sepultamento aconteceu nesta sexta-feira no Cemitério Municipal de Jaboticabal.

Amor e descoberta difícil

Fabalo e Clark estavam juntos há três anos e meio. Foi durante uma viagem a Porto Seguro (BA) que os dois ficaram noivos após uma despretensiosa troca de mensagens em um aplicativo de relacionamento.

“No começo era só curtição mesmo, mas o que era para ser só um final de semana foi emendando no outro e a gente não se desgrudou mais”, relembra Clark.

Fabalo ganha bolo de casamento do marido Clark após cerimônia no Hospital de Amor em Barretos, SP. (Foto: Arquivo pessoal)
Fabalo ganha bolo de casamento do marido Clark após cerimônia no Hospital de Amor em Barretos, SP. (Foto: Arquivo pessoal)

O noivado engatou e os dois, que moram em Sertãozinho (SP), viviam felizes o romance até que, em novembro de 2023, a vida mudou depois que Fabalo foi diagnosticado com um agressivo câncer gástrico. A família já tinha histórico, e o jovem descobriu a doença em estado avançado.

A princípio, Fabalo foi diagnosticado com hérnia, mas as frequentes crises de dores e vômitos despertaram um alerta de que algo mais grave estava por trás dos sintomas. Da tomografia até a internação no Hospital de Amor foram meses.

“Quando ele foi encaminhado para Barretos já estava bastante avançado. Esse câncer que o Fabalo tem é considerado raro na idade. Deu metástase e não há mais cirurgias”, explicou Clark há cerca de duas semanas em entrevista a TV Globo.

Parceria na dificuldade

A descoberta não foi fácil, mas no amor um do outro encontraram forças para seguir dia após dia.

“No começo fiquei bem depressivo, mas como tenho o Clark, foi mais fácil. Ele não me desamparou em nenhum momento, estava comigo sempre. Agora estou mais tranquilo, já aceitei. Às vezes, quando a gente para e pensa que não tem cura, não é fácil, mas aí lembro que preciso viver”, afirmou Fabalo em entrevistas no começo de fevereiro.

Fabalo Sousa e Clark Alves durante casamento no Hospital de Amor em Barretos, SP. (Foto: Arquivo pessoal)
Fabalo Sousa e Clark Alves durante casamento no Hospital de Amor em Barretos, SP. (Foto: Arquivo pessoal)

Os melhores planos para o futuro se transformaram no presente mais bonito que eles poderiam viver. Nos últimos meses, Clark se dedicou exclusivamente a cuidar do marido, e o carinho nos olhos de Fabalo não poderia ser melhor agradecimento.

Enfim, casados

Os dois, que já planejavam o casamento, decidiram não mais esperar e tiveram uma ajuda especial da equipe do Hospital de Amor para realizar o sonho.

No dia 8 de fevereiro, Fabalo e Clark se casaram em uma cerimônia na unidade de cuidados paliativos do hospital. Cerca de 50 convidados, entre familiares, amigos, funcionários e outros pacientes, testemunharam a troca de alianças.

“Nosso casamento demostrou que os nossos sonhos podem ser realizados independentemente do lugar onde a gente esteja. É preciso se adaptar ao momento e ser feliz com aquela realidade, viver o hoje, onde quer que seja”, disse Clark.

A despedida

Nos últimos dias, porém, o quadro de saúde de Fabalo se agravou e ele foi internado no Hospital de Amor, onde foi acompanhado até sua morte nesta quinta-feira.

“Nós já sabíamos que o processo de falência dele estava iniciando. Então a gente começou a despedida, chamamos a família e ele estava ciente. A gente sempre conversava, eu acho que isso fortalecia nosso amor, éramos muito parceiros. Eu, ali dentro do quarto, sabia o quanto ele estava sofrendo. Era muita dor que ele estava sentindo”, diz.

Nesta quinta-feira, Fabalo teve uma forte crise de dores. Nos últimos momentos, acompanhado pela equipe médica, ele se despediu de Clark.

“Eu abraçava ele e dizia: descansa meu amor, seu momento chegou. Você foi uma luz e descansa o sono dos justos, porque você já fez tudo o que tinha que fazer, você lutou bravamente. Esse é o seu momento agora, descansa. Eu senti no olhar dele o adeus. Ele partiu em paz como um grande guerreiro”.

Com uma foto de Fabalo nas mãos, Clark disse que quer se lembrar para sempre do sorriso do companheiro. “É o sorriso que vai nos confortar para sempre. Mesmo nos piores momentos, o sorriso dele estava. Guardem isso no coração de vocês.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo