Samambaia abre temporada de Paradas LGBTQIA+ do DF neste domingo
10ª edição terá concentração na Feira Permanente da Samambaia Norte, a partir das 14 horas.
Neste domingo (26), a 10ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Samambaia abre o circuito de paradas da 6ª edição do projeto LGBT em Ação, promovido pelo Instituto Nacional de Promoção e Luta por Direitos Humanos, Liberdade, Igualdade e Fraternidade (INPDH – Liberdade, Igualdade e Fraternidade). A concentração será na Feira Permanente da Samambaia Norte, a partir das 14 horas.
Com uma lineup para agradar todos os gostos, a parada contará com diversas apresentações de artistas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ do Distrito Federal. No ano passado, o evento contou um público diverso, reunindo desde ativistas do movimento até simpatizantes.
Com o tema “Por Políticas Públicas que assegurem o direito à vida e à plena cidadania da População LGBT”, o presidente do Instituto, Allysson Prata ressalta a importância da 6ª edição do projeto.
“Este projeto não é apenas uma celebração da nossa diversidade, mas também um potente chamado à ação para garantir que todas as pessoas LGBT tenham seus direitos à vida e à cidadania plenamente assegurados. Nossa luta é por políticas públicas efetivas no Distrito Federal que protejam e promovam a dignidade de cada indivíduo, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero”, explica.
Para além de celebrar a diversidade, o circuito de paradas do projeto tem como principal objetivo debater a LGBTfobia que assola as regiões administrativas no DF.
Veja o calendário das Paradas que fazem parte do projeto:
- Samambaia – 26/05, às 14h.
- Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal – 09/06, às 14h
- Riacho Fundo II – 23/06, às 14h.
- Águas Claras – 21/07, às 14h.
- Planaltina – 04/08, às 14h.
- Itapoã – 18/08, às 14h.
- Brazlândia – 08/09, às 14h.
- Ceilândia – 22/09, às 14h.
Projeto LGBT Em Ação
Fundado em 2017, o projeto LGBT em Ação foca em ações em prol da visibilidade, promoção e defesa dos direitos, enfrentamento à violência, a todo tipo de preconceito e discriminação contra a comunidade LGBT.
O projeto é idealizado pela INPDH – Liberdade, Igualdade e Fraternidade, instituição da sociedade civil voltada para a promoção de direitos humanos e valorização da vida.
No ano passado, a 5ª edição contou com a inauguração do Ponto da Diversidade, na cidade do Gama. O espaço realizou diversas oficinas de produção e encontro de convivência e lazer comunitário. Além disso, também realizou o circuito de paradas em diversas regiões do Distrito Federal.