Distrito Federal

5º Seminário LGBTQIA+ da CLDF discutirá o fim das terapias de conversão

Evento promovido pelo deputado distrital Fábio Felix acontecerá em 13 de junho e terá um time de drags, como Eva Mugler, Carrie Myers, Pikineia e Rubi Ocean.

Câmara Legislativa do DF é iluminado com cores do movimento LGBTQIA+. (Foto: Reprodução)
Câmara Legislativa do DF é iluminado com cores do movimento LGBTQIA+. (Foto: Reprodução)

O deputado distrital Fábio Felix, presidente da Frente Parlamentar para Proteção e Promoção da Cidadania LGBTI+ da CLDF, convida a todos para o 5º Seminário LGBTQIA+, com o tema “Preconceito tem cura: Pelo fim dos armários e das terapias de conversão”. O evento ocorrerá no dia 13 de junho, a partir das 13h, no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Nos últimos anos, o Brasil tem visto uma ofensiva contra a resolução histórica do Conselho Federal de Psicologia que proíbe as chamadas “terapias de conversão”, práticas que visam reprimir a orientação sexual e a identidade de gênero das pessoas LGBTQIA+. Este movimento, impulsionado por fundamentalistas religiosos e aliados à extrema-direita, busca normalizar e institucionalizar a chamada “cura gay”, resultando em milhares de LGBTQIA+ ao redor do mundo sendo submetidos a torturas psicológicas e físicas.

Atualmente, ao menos 15 países, incluindo Canadá, Bélgica, Alemanha, França, Nova Zelândia, Islândia, Espanha e mais recentemente o México, possuem algum tipo de proibição dessas “terapias de conversão”. No Brasil, é necessário um esforço político organizado para criminalizar essas práticas, que violam os direitos humanos da comunidade LGBTQIA+.

O seminário reunirá especialistas, ativistas, e representantes de organizações da sociedade civil e governamentais para discutir os danos à saúde causados por práticas discriminatórias e buscar soluções para garantir a proteção e a longevidade da vida da comunidade LGBTQIA+. Evento também terá um time de drags, como Eva Mugler, Carrie Myers, Pikineia e Rubi Ocean.

Programação:

  • 13h – Mesa de abertura
  • 15h – Painel 1: Gerações LGBTQIA+: os desafios da LGBTfobia na infância, juventude e terceira idade
  • 16h15 – Apresentação de ballroom
  • 16h30 – Coffee Break
  • 17h – Painel 2: Cure seu preconceito: a tortura por conversão sexual e de identidade de gênero

O seminário é uma realização do mandato do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), da Frente Parlamentar para Proteção e Promoção da Cidadania LGBTI+ da CLDF, e conta com o apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Serviço:

5º Seminário LGBTQIA+ da CLDF

Data: 13 de junho
Horário: A partir das 13H
Local: Auditório da CLDF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo