O Orgulho LGBTQIA+ ganha destaque no Museu de Planaltina

Artistas LGBTQIA+ do DF exibem suas diversas nuances e vivências em Sarau.

Naomi Leakes. (Foto: Divulgação/Diego Feroni)
Naomi Leakes. (Foto: Divulgação/Diego Feroni)

No mês do Orgulho LGBTQIA+, o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, onde o passado se encontrar preservado, investe na construção de um futuro mais igualitário com a realização de edição especial do “Sarau do Museu – Como nos Tempos do Quintal”, sob o título: Baile da Vera, em referência à ícone Vera Verão.

O projeto, realizado com investimento do Fundo de Apoio à Cultura do DF por meio de edital público, aprofunda-se em temáticas da diversidade cultural e de gênero por meio da música, das artes visuais e da literatura, em encontros com entrada franca e classificação indicativa para maiores de 18 anos.

Segundo a ativista do patrimônio material e imaterial e coordenadora do projeto, Simone Macedo, “o sarau promoveu um diálogo reflexivo com o público por meio de diferentes manifestações artísticas e discursivas nas esferas políticas, sociais, econômicas e culturais nos anos 1970 e 1980”. Nesta retomada da iniciativa, “queremos trazer a memória presente no espaço com atividades da cultura Ballroom, nomeando Jorge Lafond, a eterna Vera Verão, como destaque da luta por direitos iguais e visibilidade enquanto pessoa LGBT, preta, pobre e periférica”, explica Simone.

Programação

Com destaque para artistas negros e negras o “Sarau do Museu – Como nos Tempos do Quintal, Baile da Vera” conta com feira de artesanato, mesa de livros, recital poético, sessões de cinema, rodas de conversa e performances que irão se alternar a cada encontro.

Na música, o sarau abrange diferentes estilos, como o samba, a MPB e vertentes da cena eletrônica, sob a ótica LGBTQIA+ underground de origem latina, afro-americana que surgiu na década de 60 em resposta à marginalização dessas comunidades.

Iniciado dia 15/6, o Sarau traz para o dia 29 (sábado), a realeza preta da Casa de Laffond, de arte e cultura Ballroom, e a DJ Naomi Leakes. Uma noite de Batalha Vogue com o brilho e a atitude retratadas em performances nas categorias Runway, Begginers, Melhor Bota, Fashion Killa, Tag Team e Vogue Ota.

O Sarau entra no mês julho, dia 7, com Tonhão Nunes e Nayê, no dia 20, com Isis e Kchloe, DJ Sapo, Margaridas e Gabriel Mattos, e para agosto 3, as DJ Umiranda, DJ Úrsula e Ana Ximenes encerram as apresentações no último encontro do Sarau.

Serviço:

Sarau do Museu – Como nos Tempos do Quintal – Baile da Vera
Feira de artesanato, mesa de livros, recital poético, cinema, rodas de conversa e performances

Sair da versão mobile