Distrito Federal

Festa da Lili transforma Brasília em roteiro turístico LGBTQIA+ e movimenta a economia local

Evento reúne milhares de pessoas e aquece a economia da capital federal com aumento de hospedagens e ocupação hoteleira.

Para o aniversário de 19 anos da Festa da Lili, o tema escolhido foi "Kairós - O Tempo Oportuno. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)
Para o aniversário de 19 anos da Festa da Lili, o tema escolhido foi “Kairós – O Tempo Oportuno. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)

A edição da Festa da Lili, realizada no último final de semana, de 2 a 4 de agosto, em Brasília, atraiu milhares de participantes de diversas partes do Brasil. A celebração dos 19 anos do evento ocorreu no Estádio Nacional da Capital Federal, consolidando a cidade como um importante destino turístico LGBTQIA+.

Com o tema “Kairós — O Tempo Oportuno”, o segundo dia de festa transformou o Estádio Arena BRB em um espetáculo de cores e alegria. Durante mais de 11 horas, os presentes desfrutaram de apresentações dos DJs Anne Louise, Diogo Goyaz, Erik Vilar, Orel Sabag, Junyo, Má Rodrigues e Van Muller, que animaram a multidão com seus sets eletrizantes.

Impacto Econômico e Turístico

De acordo com a plataforma de hospedagem Airbnb, houve um aumento de 40% na procura por acomodações em Brasília durante o final de semana da festa. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) também registrou uma ocupação de 60% nos hotéis próximos ao Estádio, impulsionada por turistas LGBTQIA+ vindos de outros estados exclusivamente para participar do evento.

Estádio Arena BRB em Brasília foi iluminado com as cores do arco-íris para edição de aniversário de 19 anos da Festa da Lili. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)
Estádio Arena BRB em Brasília foi iluminado com as cores do arco-íris para edição de aniversário de 19 anos da Festa da Lili. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)

Foi o caso de Gustavo Dias e o namorado Lucas Pereira, de 26 e 28 anos, ambos de Salvador. “Chegamos na sexta de manhã, almoçamos, fomos na academia e depois fizemos um esquenta no My Driks antes de irmos pro primeiro dia da Lili. Mas a expectativa era para hoje aqui no Estádio e estamos adorando tudo”, comentou soteropolitano.

Leonardo Silva, do Rio de Janeiro, veio pela primeira vez em Brasília com mais três amigos só para a Festa da Lili, mas aproveitaram para explorar a cidade. “Brasília é linda! Antes de vim pro Estádio, conhecemos os pontos turísticos aqui. Estou apaixonado pela arquitetura daqui, também adorei a feira da torre, esse look é de lá”, afirmou o carioca de 22 anos que pretende voltar ano que vem para os 20 anos da Festa da Lili.

Edição de aniversário reuniu milhares de pessoas no gramado do Estádio Arena BRB em Brasília. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)
Edição de aniversário reuniu milhares de pessoas no gramado do Estádio Arena BRB em Brasília. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)

Nas redes sociais, os elogios foram abundantes, colocando a festa entre os assuntos mais comentados no Google Trends em Brasília. Um usuário do X (antigo Twitter) comentou: “As gays do Brasil todo em Brasília pra festa da Lili”, enquanto outro lamentou: “Gente não acredito que perdi a festa da Lili e agora todo mundo lá”.

Warm Up

O evento começou no Clube da Ascade com um line-up diversificado de DJs, incluindo Thales Sabino, Nina Sabbah, Augusto Lobbão, Ponzo, Marcinha Eggers, Enrry Senna e Adham, que deram o tom animado para o primeiro dia de festa.

Day Party

No terceiro dia da Festa da Lili, o evento foi no Clube da Ascade. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)
No terceiro dia da Festa da Lili, o evento foi no Clube da Ascade. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)

No terceiro dia, a festa continuou do lado de fora do Clube da Ascade, com um palco maior e ainda mais atrações. DJs como Allan Natal, Baez, Filipe Guerra, Allison Nunes X John W, Fran Albuquerque, Gi Morecci e Karol Figueiredo comandaram a festa, proporcionando uma experiência inesquecível para todos os presentes.

A Festa da Lili não apenas celebrou seu 19º aniversário com estilo, mas também demonstrou seu impacto significativo na economia local e na promoção de Brasília como um destino inclusivo e acolhedor para a comunidade LGBTQIA+. Eventos como este são essenciais para a visibilidade e fortalecimento da cultura LGBTQIA+, além de contribuírem para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo