29ª Parada LGBTQIA+ de Goiânia é neste domingo com expectativa de público recorde

Evento contará com seis trios elétricos e after oficial terá Karol Figueiredo, Nina Sabbah, Breno Barreto e Lipy Bitch.

Goiânia se prepara para a 29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ com expectativa de público recorde. (Foto: Arquivo/Gay1)
Goiânia se prepara para a 29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ com expectativa de público recorde. (Foto: Arquivo/Gay1)

Neste domingo, 8 de setembro, Goiânia será palco da 29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, um dos eventos mais importantes e tradicionais da capital, que já ocorre há 28 anos. Com o tema “A Melhor Idade LGBT. Respeita Minha História”, a parada deste ano busca destacar os desafios e conquistas da população LGBTQIA+ na terceira idade, reforçando que não existe limite de idade para viver a vida e celebrar quem se é.

A concentração do evento começa ao meio-dia na Praça Cívica, com o percurso passando pelas avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, e retornando à Praça Cívica. A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas participem, transformando a parada em uma das maiores manifestações político-culturais do estado.

A parada contará com seis trios elétricos, cada um com uma temática e atrações específicas. Entre os destaques, estão os trios da Parada GO, da associação GDA, Leva Eu (Idosos/PCD), Festa New Age, Babylon e Muchachos e Maracutaia. “Contaremos com apresentações de artistas nacionais e locais, como os DJs Felipe Ferr (Rio de Janeiro), Rafa Moreno (Goiânia) e Nell Duart (São Paulo)”, informa Victor Hipólito, coordenador do evento e produtor da festa oficial.

Após o circuito, a celebração continua na Festa New Age, o after oficial da parada, que ocorrerá em um local de fácil acesso, porém afastado do centro. A festa contará com a presença de grandes nomes como Karol Figueiredo, Nina Sabbah, Breno Barreto e Lipy Bitch, prometendo uma experiência única para os participantes.

Além da celebração, a parada terá uma função educativa e de conscientização. Serão distribuídos materiais informativos e insumos de prevenção contra IST/AIDS, com a aplicação de testes rápidos para essas infecções. Também haverá espaços dedicados aos Direitos Humanos, cidadania, acessibilidade para PCD, meio ambiente e coleta seletiva, além de um espaço kids.

A 29ª Parada LGBTQIA+ de Goiânia é uma realização da Associação da Parada de Goiás (PARADA-GO), em parceria com outras ONGs e ativistas dos direitos humanos da comunidade LGBT+, e conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Serviço:

Sair da versão mobile