Brazlândia tem 7ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ neste domingo

Com o tema "Por Políticas Públicas que assegurem o direito à vida e à plena cidadania da População LGBT", concentração será no estacionamento da administração regional.

Público durante a 10ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Santa Maria, no DF. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)
O evento será realizado no próximo domingo, 8, com concentração na praça da administração a partir das 14 horas. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)

No próximo dia 8 de setembro, a cidade de Brazlândia será palco da 7ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, marcando mais uma edição do evento que celebra a diversidade e reforça a luta por igualdade e respeito. A concentração do evento está marcada para as 14 horas, no estacionamento da administração regional de Brazlândia. A parada integra a 6ª edição do projeto LGBT em Ação, promovido pelo Instituto Nacional de Promoção e Luta por Direitos Humanos, Liberdade, Igualdade e Fraternidade (INPDH – Liberdade, Igualdade e Fraternidade).

Com uma programação musical diversificada, o evento contará com apresentações de artistas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ do Distrito Federal. No ano passado, a parada atraiu um público diverso, reunindo desde ativistas até simpatizantes, em uma manifestação marcada pela celebração da diversidade e pela reivindicação de direitos.

Este ano, o tema escolhido, “Por Políticas Públicas que assegurem o direito à vida e à plena cidadania da População LGBT”, reforça a importância da luta por direitos e o combate à LGBTfobia. Segundo Allysson Prata, presidente do INPDH, a parada de Brazlândia é mais do que uma celebração; é um ato político fundamental. “A Parada do Orgulho LGBT de Brazlândia representa a luta contínua por igualdade e respeito, valores que estão no cerne da missão do INPDH. Nós acreditamos firmemente que todos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, devem ter a oportunidade de viver plenamente e com dignidade”, destacou.

Além de Brazlândia, o projeto LGBT em Ação está realizando um circuito de paradas em diversas regiões do Distrito Federal, com o objetivo de debater e enfrentar a LGBTfobia nas regiões administrativas.

O projeto LGBT em Ação, fundado em 2017 pelo INPDH, é dedicado à promoção da visibilidade e defesa dos direitos da comunidade LGBT, além de combater a violência, o preconceito e a discriminação. Em 2022, o projeto inaugurou o Ponto da Diversidade na cidade do Gama, um espaço que promoveu oficinas e atividades de convivência, além de organizar o circuito de paradas em várias regiões do Distrito Federal.

Sair da versão mobile