O grupo JUDIH (Jovens Unidos por Direitos Iguais e Humanos) acaba de divulgar as datas das Paradas LGBTQIA+ do Distrito Federal para 2024, todas organizadas pela ONG. O calendário inclui eventos em Santa Maria, Gama, Guará, Candangolândia e Sobradinho, além da tradicional Feira LGBTQIA+ de Brasília, que ocorrerá em dezembro em dois dias.
Calendário de Paradas e Feira LGBT+ de Brasília:
- 13/10: Santa Maria – Estacionamento Atrás da Administração Regional
- 20/10: Gama – Estacionamento do Estádio Bezerrão
- 10/11: Guará – Estacionamento da Estação do Metrô (Feira do Guará)
- 24/11: Candangolândia – Praça dos Estados (Entrada da Cidade)
- 08/12: Sobradinho – Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
- 14 e 15/12: Feira LGBT+ de Brasília – Área externa da Biblioteca Nacional
Atrações e Shows
As Paradas contarão com DJs renomados, performances de drag queens e shows de artistas da música nacional. Na primeira parada, em Santa Maria, nomes como Veônica Strass, Maba, Voomsza, Izza Maya, e outros artistas locais já estão confirmados para animar o público no domingo, 13 de outubro.
Importância das Paradas para a Comunidade
Maurício Martins, presidente da JUDIH, reforça a relevância desses eventos na luta por igualdade e visibilidade da comunidade LGBTQIA+. “As Paradas LGBT são fundamentais para promover a aceitação, celebrar a diversidade e destacar a importância dos direitos humanos. Esses momentos de união e resistência fortalecem a comunidade e educam a sociedade sobre os desafios que enfrentamos”, destaca.
Crescimento das Paradas no DF
O Distrito Federal tem se tornado um grande polo de celebrações LGBTQIA+. Em 2023, o DF sediou um recorde de 17 Paradas do Orgulho, refletindo uma expansão significativa de eventos voltados para a conscientização e a aceitação da diversidade na região. O Grupo JUDIH foi responsável pela organização da maioria desses eventos, levando a celebração do orgulho para diversas periferias.
A Capital do Orgulho
Para Maurício, o fato de o DF agora contar com Paradas em praticamente todas as cidades satélites é motivo de orgulho: “O DF se tornou a Capital do Orgulho. Hoje, ocupamos quase todas as cidades, algo inimaginável há alguns anos. As Paradas mostram que existimos e estamos em todos os lugares, quer queiram ou não.”
Apoio e Fomento
As Paradas organizadas pelo grupo JUDIH contam com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal, que fomenta essas iniciativas voltadas para a valorização e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ através de emendas dos deputados distritais Ricardo Vale (PT) e Fábio Félix (PSOL).
Com o início em outubro, a expectativa é que as Paradas sejam momentos de muita celebração, união e resistência, marcando mais um ano de avanços para a comunidade LGBTQIA+ no DF.