A cantora Sade, que desde 2018 não lançava uma música inédita, voltará ao disco este ano em uma compilação chamada “TRAИƧA”. O disco de 46 faixas, que trará contribuições de mais de 100 músicos, celebra a arte trans e não-binária, e terá “YL”, faixa dedicada por Sade a seu filho Isaak, que se identifica como trans.
Organizada pela Red Hot, uma organização sem fins lucrativos sediada em Nova York (que desde os anos 1990 lança discos dedicados a questões LGTBQIA+), “TRAИƧA” chegará ao streaming no dia 22 de novembro.
“TRAИƧA” também terá participações de músicos como Sam Smith, Laura Jane Grace, Jeff Tweedy, Perfume Genius, Clairo, Allison Russell, Faye Webster, Lightning Bug, Sharon Van Etten, Kelela, Babehoven, Fleet Foxes, Moses Sumney, Alan Sparhawk, entre outros, além da atriz da série “Euphoria” Hunter Schafer e a escritora Eileen Myles.
O álbum está sendo antecedido pelo lançamento de um cover de “I would die 4 U”, de Prince, feito pela cantora trans Lauren Auder junto com Wendy e Lisa, que foram do Revolution, banda do cantor.
Em 2019, Izaak passou por uma cirurgia de redesignação, que incluiu uma faloplastia, procedimento cirúrgico para criar um pênis usando tecido retirado do antebraço. Em post no Instagram, na época, ele agradeceu à mãe por seu amor e seu apoio: “Foi uma longa e difícil jornada, mas nós conseguimos!! Estamos voltando para casa!!!! Obrigado por ficar ao meu lado nos últimos 6 meses, mamãe. Obrigado por lutar comigo para completar o homem que sou. Obrigado pelo seu incentivo quando as coisas estão difíceis, pelo amor que você me dá.”