Distrito Federal

Calendrag 2025 propõe reflexões sobre pluralidade e amor ao explorar o tema “Família”

8ª edição do projeto será lançado em 27 de novembro, às 19h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A drag Gal Maria foi capa da edição 2024, como Frida Kahlo. (Foto: Pedro Lacerda/Divulgação)
A drag Gal Maria foi capa da edição 2024, como Frida Kahlo. (Foto: Pedro Lacerda/Divulgação)

Calendrag 2025, projeto anual que celebra a arte drag e sua relevância social e política, será lançado em 27 de novembro, às 19h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em sua 8ª edição, o tema escolhido é “Família”, inspirado pelo hino de união da música “We Are Family” do Sister Sledge, e propõe um olhar inclusivo sobre as diferentes configurações familiares que existem na sociedade.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o evento é gratuito e aberto ao público, oferecendo uma oportunidade única para vivenciar o talento de artistas transformistas e a potência da arte drag como ferramenta de resistência e transformação social.

Um tributo à pluralidade

Calendrag 2025 homenageia o amor em suas múltiplas formas, destacando que os laços familiares vão além dos vínculos sanguíneos, e celebra a comunidade LGBTQIA+ como uma grande família de apoio, afeto e resiliência. Desde sua estreia em 2018, o Calendário já deu visibilidade a mais de 120 artistas transformistas, consolidando-se como um marco cultural do Distrito Federal.

Cada edição do Calendário é fruto de um trabalho coletivo e voluntário que envolve drag queens, fotógrafos e a equipe do Distrito Drag. Este ano, as artistas escolhidas são: Isabelia dos Patis, Ah Teodoro, Avellaskis, Bessha Loka, Day Mahara, Gabriela Almeida, Gysella Popovick, Harley Pocstar, Leleko Diaz, Lysa Bombom, Orianna, Suzaninha, Soninha Tarja Preta e Cherry.

Arte surrealista e direção artística

Lançamento do Calendrag 2024. (Foto: Velásquez)
Lançamento do Calendrag 2024. (Foto: Velásquez)

Na edição de 2024, a arte surrealista guia a narrativa visual, com a capa estrelada pela cantora Gal Maria, uma das pioneiras da arte transformista no DF. A direção artística é assinada por Christus NóbregaVictor BalianeNágila GoldStar e Mary Gambiarra, enquanto a direção geral fica a cargo de Ruth Venceremos e Thiago Sabino. Fotógrafos renomados como Pedro LacerdaGeorge LucasJunior TellesAlex SantanaYago Moreira e outros colaboraram para dar vida às imagens que compõem o calendário.

Serviço: Lançamento do Calendrag 2025

🗓️ Data: 27 de novembro (quarta-feira)
⏰ Horário: 19h
📍 Local: Câmara Legislativa do DF
🆓 Entrada: Gratuita e aberta para todos os públicos

Para saber mais

Confira a versão on-line da edição anterior do Calendrag: Veja aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo