![Manifestação em Nova Iorque denuncia políticas transfóbicas de Trump. (Foto: Josh Pacheco)](https://i0.wp.com/gay1.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-29.png?resize=700%2C875&ssl=1)
Nos primeiros dias de seu segundo mandato como presidente dos EUA, Donald Trump assinou várias ordens executivas que impactam diretamente as pessoas trans, especialmente os jovens, restringindo o acesso à saúde, esportes e segurança nas escolas. As medidas também ameaçam cortar financiamento federal para instituições médicas que oferecem cuidados essenciais a pessoas trans com menos de 19 anos.
Em resposta, a manifestação “Rise Up For Trans Youth” levou milhares às ruas neste final de semana, convocada por grupos como Trans Formative Schools, Gender Liberation Movement e ACT UP NY. O evento teve como objetivo “fortalecer a comunidade e demonstrar solidariedade aos jovens trans, suas famílias, cuidadores, educadores e profissionais da saúde que continuam seu trabalho apesar das crescentes ameaças.”
O protesto também buscou unir indignados com os recentes ataques de Trump aos direitos trans com organizações lideradas por pessoas trans. Os organizadores enfatizaram a necessidade de “fortalecer o protagonismo trans”.