Prêmio Jorge Laffond celebra personalidades que promovem cultura e direitos LGBTQIA+ em sua 5ª edição

Evento realizado no Museu Nacional da República homenageou nomes como Liniker, Leci Brandão, Luís Roberto Barroso e ativistas do DF.

Ludmilla Santiago, os deputados distritais Max Maciel e Chico Vigilante e a diretora do Distrito Drag Ruth Venceremos. (Foto: Marcela Bussolotti)
Ludmilla Santiago, os deputados distritais Max Maciel e Chico Vigilante e a diretora do Distrito Drag Ruth Venceremos. (Foto: Marcela Bussolotti)

A 5ª edição do Prêmio Jorge Laffond foi realizada nesta sexta-feira (4), no Museu Nacional da República, em Brasília, e homenageou 21 personalidades, projetos e iniciativas que se destacam na promoção da cultura e dos direitos da população LGBTQIA+. Criado pelo coletivo Distrito Drag, o evento já se consolida como uma das principais celebrações de reconhecimento da diversidade no país.

Além da entrega dos troféus, a noite foi marcada por performances da Casa de Laffond, da drag queen Naomi Leaks e da cantora Talíz, que emocionaram o público presente com apresentações que celebram a arte drag e a resistência LGBTQIA+.

“É uma forma não somente de agradecer aos premiados por seus incríveis trabalhos prestados, como também de incentivar que mais artistas, ativistas e entidades se empenhem em lutar por causas relevantes”, afirmou Victor Baliane, diretor artístico do prêmio.

Henriel Black foi coroada na 5ª edição do Prêmio Jorge Laffond. (Foto: Marcela Bussolotti)

Entre os homenageados deste ano estão nomes de destaque nacional, como a cantora Liniker, a sambista e deputada Leci Brandão, o escritor e roteirista Raphael Montes, e o advogado e ativista Renan Quinalha. O prêmio também reconheceu figuras importantes do cenário do Distrito Federal, como Ginger McGaffneyLucci Laporta e Ava Scherdien, além de autoridades públicas como o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o deputado distrital Max Maciel.

“Jorge Laffond foi um dos nossos, que contribuiu muito com sua força artística e de resistência. Inspirados por ele, queremos ver mais e mais pessoas LGBTQIA+ e aliadas com suas trajetórias conhecidas e celebradas”, declarou Ruth Venceremos, diretora do Distrito Drag.

O prêmio reafirma seu papel de registro e valorização da memória LGBTQIA+, ao mesmo tempo em que amplia a visibilidade de iniciativas transformadoras em diversas áreas, da arte à política.

5ª edição do Prêmio Jorge Laffond foi realizada nesta sexta-feira (4), no Museu Nacional da República. (Foto: Marcela Bussolotti)

Confira a lista completa dos homenageados do Prêmio Jorge Laffond 2025:

Com cada vez mais alcance, o Prêmio Jorge Laffond reafirma a importância de reconhecer e celebrar trajetórias que constroem um Brasil mais plural, inclusivo e representativo.

Sair da versão mobile