Austrália entra em 2018 comemorando o casamento entre pessoas do mesmo sexo
Cerca de 1,5 milhão de pessoas se reuniram para ver o espetáculo de pirotecnia sobre a ponte histórica, próxima ao icônico edifício da Ópera.
“É uma forma maravilhosa de se despedir de 2017, o ano em que quatro de cada cinco habitantes de Sydney pronunciaram um categórico ‘sim’ a favor da igualdade no matrimônio”, declarou a prefeita da cidade australiana, Clover Moore.
A maioria dos australianos se posicionou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país em uma pesquisa nacional feita pelo correio.
Das 12,7 milhões de pessoas que participaram da pesquisa, 61,6% se pronunciaram a favor da aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, segundo divulgou o Escritório de Estatísticas da Austrália em uma coletiva de imprensa em Canberra.
Em seguida, o Parlamento australiano aprovou a lei do casamento igualitário, etapa fundamental para a legalização do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. A votação foi celebrada com aplausos e abraços.
Apenas quatro membros da Câmara de Representantes, que tem 150 deputados, votaram contra o texto — aprovado na semana passada pelo Senado por 43 votos contra 12.
“Que dia para o amor, para a igualdade, para o respeito! A Austrália conseguiu”, celebrou o primeiro-ministro Malcolm Turnbull.