Educação

Tema de redação da Fuvest cita exposição Queermuseu e aborda limites da arte

Gay1 SP
Tema de redação da Fuvest cita exposição Queermuseu e aborda limites da arte
Foto: ReproduçãoUma das pinturas da série “Criança viada”, de Bia Leite, que integrava a exposição Queermuseu, em Porto Alegre.

“Os limites da arte” foram o tema da redação deste ano na Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), o processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo). A informação foi revelada pelos primeiros candidatos a deixarem os locais de prova neste domingo (7) — e confirmada às 19h pela organizadora do concurso.

O tema da redação era embasado com reportagens sobre a Exposição Queer Museu no Santander Cultural em Porto Alegre (RS). A exposição sobre diversidade sexual foi cancelada em setembro do ano passado após ataques homofóbicos aos organizadores nas redes sociais. A redação também trazia a nota do Santander Cultural sobre o enceramento após pressão de grupos conservadores.

Segundo os participantes, ao apresentar o tema para o texto que deveria ser escrito, a banca examinadora trouxe a descursão em torno de exposições como a do Queermuseu.

“Achei o tema muito interessante. Eu defendi que a arte não deve ter limites, já que ela é e sempre foi uma ferramenta de expressão. Querer limitar a arte é fechar os olhos para as coisas que já acontecem”, disse o candidato a uma vaga no curso de Geociências e Educação Ambiental, Rafael Rezende, 20.

Aspirante a uma vaga no curso de Editoração, a candidata Mariana Paixão, 27, seguiu linha de raciocínio parecida. “A arte não existe apenas para mostrar o ‘bonito’ e o ‘certo’, existe para representar a vida e nos fazer repensar nossos conceitos”, disse.

“Eu acho que quem argumentou o contrário pode ser prejudicado, pois é muito difícil falar sobre censura da arte com argumentos que façam sentido na sociedade atual, com toda a luta por inclusão e liberdade que está ocorrendo”, completou a candidata.

© Portal Gay1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo