Mundo

Parada LGBT de San Francisco é cancelada por causa do coronavírus

Em 2020, SF Pride iria comemorar o 50ª aniversário nos dias 27 e 28 de junho.

Parada estava originalmente programado para os dias 27 a 28 de junho.  (Foto: Nader Khouri/San Francisco Travel)
Parada estava originalmente programado para os dias 27 a 28 de junho. (Foto: Nader Khouri/San Francisco Travel)

A organização da San Francisco Pride, Parada do Orgulho LGBT de San Francisco, anunciou que o desfile e a celebração deste ano, originalmente programado para os dias 27 a 28 de junho, não ocorrerá conforme o planejado. Assim como a Parada LGBT de Nova York foi cancelada, o momento de incerteza em torno do COVID-19, a pandemia se intensificou nas últimas semanas e a organização concluiu que o evento, que reúne milhares de pessoas, é considerado um riscos à saúde pública e, por isso, a Parada foi cancelada.

“Não foi uma decisão que chegamos facilmente”, disse o diretor executivo Fred Lopez. “Longe disso: nossa equipe tem conversado frequentemente com nossa diretoria, nossa equipe de produção, nossos parceiros em diversos departamentos da prefeitura, funcionários de outras organizações do Orgulho LGBTQ em todo o mundo – e acima de tudo, com nossa comunidade LGBTQ”.

“Sabemos o que a Parada simboliza para São Francisco – e para as pessoas LGBTQ+ ao redor mundo”, disse a presidente do conselho de diretoria da San Francisco Pride, Carolyn Wysinger. “Sabemos que nossa decisão significa decepção, planos cancelados e menos um evento para todos nós esperarmos e comemorarmos. Nós também sabemos que proteger a segurança de todas as nossas comunidades é o mais importante. Nós estamos ansiosos para nos reunirmos com todos vocês, nossos amigos, nossas famílias e nossos aliados. Enquanto isso, o SF Pride oferecerá maneiras novas e criativas de comemorar o LGBTQ+ Pride.”

Durante décadas, a Parada trouxe centenas de milhares de foliões e aliados LGBTQ+ ao centro da cidade de São Francisco. Em 2020, é comemorado o 50º aniversário do Desfile Histórico, por isso, era esperado mais de um milhão de pessoas participando e marchando pela Market Street em direção ao Civic Center.

“A cidade continuará a trabalhar com o SF Pride para comemorar o orgulho LGBTQ durante as próximas semanas e meses. San Francisco emergirá desta pandemia mais forte do que nunca”, comentou o prefeito London N. Breed.

Embora a diretoria e a equipe estejam desapontados por não vivenciar a celebração física, que muitos esperavam, o SF Pride planeja se juntar a uma constelação de organizações do Pride mundialmente em um “Orgulho Global Virtual” no sábado, 27 de junho. A SF Pride anunciará colaborações adicionais, principalmente em formatos digitais, para comemorar a Parada durante o verão. Essas celebrações alternativas, apresentadas ao lado de outras comunidades organizações e apoiadores, serão lançados nas próximas semanas e meses.

Parada estava originalmente programado para os dias 27 a 28 de junho.  (Foto: Nader Khouri/San Francisco Travel)
Parada estava originalmente programado para os dias 27 a 28 de junho. (Foto: Nader Khouri/San Francisco Travel)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo