Parada LGBT de Santo André no Grande ABC, SP, tem novidades; confira
Da ONG ABCD’S
Na cidade de Santo André no Grande ABC, a 8ª Parada do Orgulho LGBT vem com muitas novidades positivas para a manifestação. Que ocorre no dia 6 de maio de 2012 acontece com abertura oficial dos 45 dias de atividade LGBT, Nessa oportunidade a ONG irá apresentar o material de divulgação de seus 45 dias de atividades voltadas ao publico LGBT. Serão palestras, seminários, mostras de cinema, documentários, mostrando que a diversidade sexual não está preocupada somente com a expressão do orgulho, mas sim com o conteúdo que os responsáveis querem transmitir à população em geral, para discutir Saúde, Educação, Cultura, Moradia, Empregabilidade, Justiça e Segurança Publica etc… para todos .
A primeira delas é continuidade no itinerário da 8ª Parada na Avenida D.Pedro II. A organização não-governamental ABCD’S – Ação Brotar pela Cidadania da Diversidade Sexual, realizadora da Parada, junto com a Prefeitura de Santo André e a Polícia Militar, desenhou novo traçado com informações com respeito transformando um traçado de uma Parada do primeiro mundo em questão de organização como mostra o Painel abaixo onde teremos 22 postos de atendimento e 4 Banners de informações gerais.
A manifestação se concentra às 12h sobre o Viaduto da ACISA, próximo à Prefeitura de Santo André e caminha, a partir das 14h, pela Avenida D. Pedro II, seguindo até o Parque Celso Daniel, onde desce pela rua das Caneleiras e finaliza, às 19h na Avenida Industrial com a rua Padre Vieira.
Para Marcelo Gil, presidente de honra da ABCD’S, “esse novo trajeto traz um ganho em visibilidade nacional e internacional para nossa Parada, garantindo uma das principais avenidas de Santo André, mesmo sem apoio de parte dos restaurantes que não permitem a entrada de homossexuais, infringindo a lei 10.948-01 do Estado de São Paulo, neste ano estaremos divulgando os ambientes comerciais que respeitam a população LGBT”.
A Prefeitura de Santo André, que estará cedendo o apoio logístico (trânsito e segurança) e a infra – estrutura. Em 2010 a Associação também formalizou parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que consta do material de divulgação da atividade como apoiadora institucional, construindo em conjunto todo o desenvolvimento e segurança para o evento.
Fruto dessa parceria da ABCD’S, com a Prefeitura de Santo André e a Polícia Militar, haverá, no dia 03 de maio, de manhã, uma oficina para os policiais militares media de (120) e guardas civis municipais (30) que irão trabalhar na 8ª Parada. O objetivo da oficina é subsidiar o corpo de segurança para abordagem cidadão/ã à população LGBT do ABCD. Participará dessa oficina, também, a Coordenação Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual.
Para a 8ª Parada, a ABCD’S espera um público em média de 70 mil pessoas, incluindo autoridades Federais, Estaduais e Municipais, além de artistas e celebridades que estarão presentes nos trios elétricos, prestigiando evento e vestindo a camisa de um mundo mais fraterno e justo, com respeito a diversidade de forma digna e cidadã.
“O Tema da Parada “A nossa luta é todo dia, Vote Contra a Homofobia” e um alerta a todos da população LGBT que encontrem a Unidade do movimento e nestas eleições elejam Prefeitos e vereadores/as da região compromissados com Políticas Publicas e ações afirmativas, hoje as Cidades brincam de fazer algo para a população LGBT, devemos cobrar a construção nos planos de Governo de todas as Prefeituras Coordenadorias LGBT, que tem como obrigação colocar um basta nas práticas de ódio contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais”. afirma Marcelo Gil presidente de Honra da ABCDS, um dos organizadores do evento.
Para tanto a ONG também lançou comunicados informativos ao público participante com dicas de como ir à Parada e garantir sua segurança:
Será proibido venda e consumo de bebida alcoólica para menores de 18 anos, como costa na arte de divulgação.
Com esta iniciativa não será permitida a entrada de ambulantes e terceiros com a presença e fiscalização do CRAISA em parceria com os órgãos competentes para fiscalização, e retirada dos ambulantes.
-Evite levar objetos de valor (celular, câmera digital, filmadora, mp3, etc) por causa de possíveis assaltos.
-Evite uso de bebidas alcoólicas, principalmente as de procedência duvidosa. Não beba em excesso aproveite o evento.
– Não use drogas.
– Preste a atenção na carteira e no dinheiro.
– Vá sempre acompanhado.
– Evite tumultos. Não se aproxime muito dos carros/trios elétricos.
– Participe sem medo, seja você hétero, homo ou bissexual.
– Respeite todos os participantes e sua diversidade.
– Seja feliz, aproveite tudo e ajude a comunidade LGBT a conquistar seus direitos.
█