Peça de teatro com Jesus gay leva a processo por blasfêmia na Grécia
Por Karolina Tagaris, Da Reuters
Os atores e o produtor e diretor de uma peça de teatro norte-americana montada na Grécia que retrata Jesus Cristo e seus apóstolos como gays foram indiciados por blasfêmia, afirmaram autoridades judiciárias na sexta-feira.
A produção de “Corpus Christi” em Atenas foi cancelada este mês após semanas de protestos quase diários na frente do teatro feitos por padres e grupos de direita, incluindo deputados do partido ultranacionalista Golden Dawn.
As acusações de “insultar a religião” e de “blasfêmia maliciosa” foram feitas depois que o bispo Seraphim de Piraeus abriu um processo contra os envolvidos na peça, afirmaram as autoridades.
O diretor da peça disse à Reuters que estava impressionado que os promotores escolheram persegui-lo em vez de ir atrás dos sonegadores de impostos e outros acusados por levar a Grécia à beira da falência.
“O que eu vejo é que há pessoas que roubaram os cegos do país que não estão na cadeia e o promotor volta-se contra a arte”, disse Laertis Vasiliou, nascido na Albânia.
Se considerado culpado, Vasiliou e os outros réus poderão ser condenados a vários meses de prisão. Ainda não foi marcada a data para o julgamento.
█