Rio Sem Homofobia e MetrôRio lançam campanha para capacitar funcionários
Iniciativa também conta com campanhas educativas de combate ao preconceito.
Por Virgínia Cavalcante, da Subsecretaria de Comunicação Social
Em uma parceria inédita, o Programa Rio sem Homofobia, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, firmou, nesta quinta-feira (21/3), um termo de cooperação técnica com o MetrôRio. O convênio é estratégico e visa a capacitação dos 1,5 mil colaboradores que atuam no atendimento ao público e a realização de campanhas educativas de combate ao preconceito e respeito à diversidade. O lançamento aconteceu na estação do Largo da Carioca, no Centro do Rio.
O coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, explicou que a ação, além de importante, é estratégica pois milhares de pessoas usam o transporte diariamente.
“Esperamos que este ato inspire outras empresas a entenderem a necessidade de incorporar, de fato, o conceito da responsabilidade social e corporativa trazendo o debate de direitos humanos para dentro da companhia. Esta é a primeira empresa de concessão pública de transporte do Brasil que assume esta campanha” afirmou.
A capacitação começará na primeira semana do mês de abril e terá a duração de dois meses. O programa capacitará funcionários que lidam com atendimento ao público, como os bilheteiros e agentes de segurança, para melhoria e qualificação do atendimento à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Durante 15 dias, será exibido o vídeo da campanha Rio sem Homofobia, além veicular sposts de áudio em todas as 35 estações do metrô.
A gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio, Elisa Santos, quer mostrar à sociedade carioca que a concessionária, que transporta cerca de 700 mil pessoas por dia, é contra a qualquer tipo de discriminação.
“Somos um transporte de massa que conduz muitas pessoas no dia a dia, onde há muita diversidade. Por isto, temos que prepará-las para entenderem que há diferenças e liberdade de expressão. A cidade do Rio foi eleita como o principal destino turístico do público LGBT. Por isto, nada mais adequado do que preparamos os cidadãos cariocas e os funcionários para receber estes visitantes, além das outras pessoas que também moram aqui” disse.
Durante o lançamento, técnicos do Centro de Referência da Cidadania LGBT orientaram o público sobre questões relacionadas à temática LGBT e direitos humanos. Foi disponibilizado um ponto de informação especialmente montado para esta data, com materiais impressos informativo. Quatro drag queens participaram da iniciativa distribuindo panfletos da campanha.
O usuário do metrô, Tairone Aguiar, afirmou a importância desta parceria para diminuir o preconceito.
“Como muitas pessoas pegam o metrô, este ato é essencial para que elas tenham a consciência de que respeito é preciso, independentemente da orientação sexual de cada um” disse.
A secretária Fabiana Bandeira revelou que este tipo de ação deveria ser mais presente na rotina do carioca.
“Abaixo ao preconceito. Todos têm o direito de serem como quiserem. Esta campanha veio em boa hora” concluiu.
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