Barack Obama estende benefícios federais a casais do mesmo sexo

Do Gay1, com agências internacionais

Foto: Getty Images

Barack Obama manteve promessa de campanha.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manteve sua promessa de campanha com o movimento LGBT norte-americana. Um ano após a decisão histórica da Corte Suprema, que considerou inconstitucional o Defence Marriage Act (Lei em Defesa do Casamento, em tradução livre) – que dizia em lei que matrimônio é só o casamento entre homens e mulheres – Obama estende aos casais do mesmo sexo uma gama de benefícios federais que só existia para os casais heterossexuais.

O Family and Medical Leave Act – uma Lei que estende benefícios aos cônjuges e familiares – atenderá os casais do mesmo sexo nos 50 estados norte-americanos, não apenas nos 19 onde o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo é legal. Assim, os dependentes de quem atua na administração federal que tem um cônjuge do mesmo sexo poderão ter assistência também para seus companheiros. Essa medida, juntam-se outras decisões tomadas nas últimas semanas, como o reconhecimento dos dependentes LGBT do Departamento de Defesa, que receberão os mesmo benefícios dos casais heteros.

Na última semana, Obama também firmou uma ordem executiva para por fim à possibilidade de trabalhadores federais de discriminar os dependentes com base na orientação sexual, mas também pediu para que os ativistas das LGBT continuem a fazer pressão para que o Congresso vote uma Lei mais ampla sobre o assunto.

Sair da versão mobile