Praia de Ipanema está sem tradicionais bandeiras do arco-íris
Foto: Reprodução
Bandeiras do arco-íris marcam local de Ipanema como ‘gay friend’.
Território tradicionalmente voltado ao púbico LGBT, uma visita pelo trecho da praia entre a Farme de Amoedo e a Teixeira de Melo, em Ipanema, é possível ver que o lugar está sem as suas muitas bandeiras do arco-íris nesta Copa do Mundo. É que os barraqueiros perceberam que estavam perdendo a clientela hétero para os concorrentes que não levantam bandeira alguma, literalmente. “Os turistas ficam meio cabreiros de vir aqui”, disse um dos comerciantes.
“É uma decisão meramente comercial. Quando acabar a Copa, eles vão voltar a ser amigos dos gays só para ganhar o dinheiro deles”, diz Carlos Alexandre Lima, advogado da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura. “A praia vai voltar a não ter preconceitos, sempre de olho no lucro”.
Já para o barraqueiro Paulo Dias, que ainda permanece com a bandeira LGBT, as vendas aumentaram muito. “Agora só tem eu, e todos estão procurando meus serviços, e não só os gays, os heteros também procuram muito porque sabem que o atendimento é de qualidade, os gays gostam do melhor”.