Foto: Reprodução
Dilma Rousseff responde perguntas de internautas sobre criminalização da homofobia e casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Após a polêmica envolvendo a mudança do programa de governo da rival, Marina Silva, Dilma Rousseff (PT) disse ter compromisso com a criminalização da homofobia durante participação da sabatina do O GLOBO com presidenciáveis.
“Tenho integral compromisso com a criminalização da homofobia. O projeto [que tramitava no Congresso, que criminalizava a homofobia] não tem só o artigo de criminalização de homofobia, tem outros artigos. Nem todos os artigos do projeto o governo é favorável” frisou a candidata.
De acordo com Dilma, a união civil entre pessoas do mesmo sexo é uma questão “solucionada”, mas o Estado não tem como impor a aprovação do casamento igualitário porque isso seria assunto das religiões.
“O Supremo aprovou o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, e reconheceu os direitos das relações estáveis. O que eu acho é que o Estado não tem condições de impor o casamento religioso. Mas o Estado, como é laico, tem dever de reconhecer todos os direitos do casamento entre um homem e mulher tem para as pessoas do mesmo sexo. Essa é uma questão solucionada. A discussão central é a questão a respeito da homofobia. É absolutamente necessário, assim como foi necessário criminalizar a violência contra o negro e contra a mulher” finalizou.
Assista: