Brasil

‘Só não era muito exposto por conta de violência’, diz Rafaela Silva sobre namorada

Do Gay1 Esportes

'Só não era muito exposto por conta de violência', diz Rafaela Silva sobre namorada

Foto: Danilo Verpa / Agência O Globo

O sorriso de Rafaela um dia após a conquista do ouro.

Rafaela Silva coroou quase duas décadas de trabalho com uma medalha de ouro. A história da menina que nasceu na Cidade de Deus e venceu o preconceito para ser campeã encantou durante a Olimpíada do Rio, mas e depois? Se há dois meses a judoca atingiu o topo do mundo com a maior conquista da carreira, hoje o objetivo é manter o ritmo para não ser esquecida.

“A gente viu que a Sarinha [Sarah Menezes] foi campeã em Londres e agora em 2016 ninguém falou, só criticaram 2014 e 2015 dela pelos resultados. O nosso objetivo é que o trabalho não seja esquecido. A gente quer ser lembrada para o resto da vida”, disse Rafaela Silva, em entrevista ao site UOL.

A preocupação de Rafaela, ouro na categoria até 57 kg, reflete um pouco do que é o esporte olímpico no país. Os investimentos públicos no setor estão sendo reavaliados, alguns atletas enfrentam problemas com suas confederações e o espaço na mídia já é bem menor para todos. Ela ainda é uma exceção. Nos últimos dois meses, viu sua vida virar de cabeça para baixo com a conquista.

Rafaela frequentou um sem número de programas de TV, visitou patrocinadores repetidas vezes e deu a primeira palestra da vida. Curtiu merecidas férias, mas quando voltou aos tatames pôde sentir que é cada vez mais um exemplo para os outros. Em trecho da entrevista, a campeã olímpica fala sobre a relação com a namorada que foi exposta e o medo de violência.

“Foi bem complicado no início. Eu tomei um susto com tanta mensagem e comentário. Sobre a relação todos os meus amigos sabiam, só não era muito exposto por conta de violência que a gente vê em qualquer lugar. Você sempre ouve de um casal gay que passou na rua e foi parar no hospital. A gente não ficava postando, fazendo certas coisas, mas todos os nossos amigos sabiam. Para a gente não foi muito diferente”, diz Rafaela, sobre o namoro com Thamara Cézar há cerca de três anos, que tornou-se a relação pública após o ouro conquistado pela judoca.

Foto: Reprodução/Instagram

Rafaela e Thamara estão juntas há cerca de três anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo