Brasil

Justiça no DF abre precedente para psicólogos que prometem ‘cura gay’

Ana Beatriz Rosa
Justiça no DF abre precedente para psicólogos que prometem 'reversão' da sexualidade de pessoas LGBT
Foto: Ernane Queiroz/Arquivo/Gay1Justiça do DF abre margem para que profissionais façam atendimento com promessas de reorientação da sexualidade de pessoas LGBT.

Uma decisão da Justiça do Distrito Federal está preocupando o Conselho Federal de Psicologia por colocar em risco o princípio básico defendido pelo órgão através da Resolução CFP n° 01/99: A sexualidade de pessoas LGBT não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão.

De acordo com o Conselho, na última sexta-feira (15), a seção Judiciária do DF acatou parcialmente o pedido liminar de uma ação popular que dá margem para o uso de terapias de “reversão sexual”.

A ação teria sido pautada por um grupo de psicólogos que defendem tal prática. O CFP, contudo, deixou claro que repudia este tipo de terapia e que ela representa “uma violação dos direitos humanos e não tem qualquer embasamento científico”.

Justiça Federal do DF preserva a íntegra da Resolução CFP 01/99, mas se equivoca ao definir como o Conselho Federal de…

Publicado por Conselho Federal de Psicologia em Sábado, 16 de setembro de 2017

Na audiência, o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho manteve a integralidade do texto da Resolução 01/99.

Porém, determinou que a interpretação da resolução deve ser aberta para aqueles profissionais que façam atendimento buscando a reorientação sexual.

O Conselho Federal de Psicologia se posicionou contrário a essa abertura de interpretação e alerta que as chamadas “terapias de reversão sexual” provocam agravos ao sofrimento psíquico dos pacientes.

Para o órgão, a interpretação do texto por esta via é um obstáculo ao enfrentamento da violência e do preconceito em relação à população LGBT.

© Portal Gay1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo