Um arco-íris gigante cruzou ruas e avenidas da região central de Belo Horizonte neste domingo (8) na 21ª Parada do Orgulho LGBT. De acordo com o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), o evento é a maior manifestação cultural e política do estado.
Com o tema “Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBT!”, a parada tem como objetivo mostrar que a democracia é única forma de reverter a situação política e social do Brasil.
O presidente da ONG, Azilton Viana, explicou por que a temática é de importante discussão. “Nós, LGBT, estamos inseridos na sociedade e a mudança conjuntural que vivenciamos nos dois últimos anos tem impacto negativo direto na vida das LGBT. Aumentou a intolerância, índices de violência e morte cada vez mais altos, enfim, os direitos das LGBT estão sob ameaça e grave risco de extinção. Então, ocuparemos as ruas com nossas cores, nossos corpos, nossas expressões artísticas e culturais para denunciar essa situação”.
Segundo a prefeitura de BH, passaram pelo evento mais de 150 mil pessoas, de todas as idades, e várias partes do estado e do Brasil. A concentração da marcha foi na Praça da Estação.À tarde, o prefeito da cidade, Alexandre Kalil (PHS), esteve na Praça da Estação e recomendou para que o público aproveitasse a marcha. “Vamos aproveitar a cidade que é nossa, que não tem dono. A cidade é de todos vocês. Eu quero que vocês aproveitem. Cuidem da nossa cidade durante a Parada porque ela é nossa. Tudo o que for estragado é nosso. Não é do prefeito, não é de ninguém. É de vocês”, discursou. Kalil agradeceu também por estar presente no evento.
Depois, os participantes caminharam pela Avenida Amazonas até a Praça Raul Soares, acompanhando os tradicionais trios elétricos.
A Parada LGBT é correalizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e pela Belotur. De acordo com o subsecretário de Direito e Cidadania da Secretaria Municipal de Assistência Social, Thiago Costa, a parada é uma manifestação social consolidada no calendário do município.
“É um momento de afirmação do orgulho da população que sofre discriminação e preconceito por motivo de orientação sexual e identidade de gênero. A parceria para a execução da 21ª Parada do Orgulho LGBT reafirma o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com o combate à violência e com a promoção da cidadania da população LGBT”.