Espírito Santo elege primeiro senador gay assumido do Brasil e tira homofóbico
Fabiano Contarato (Rede) teve 31,15% dos votos válidos e tirou Magno Malta (PR) do Congresso Nacional.
Neste ano o eleitor escolheu dois candidatos ao Senado porque o mandato é de oito anos, mas as eleições ocorrem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. Neste ano, 54 vagas estavam em disputa no país.
É a primeira vez que Contarato concorre à eleição. O candidato homofóbico à reeleição para o Senado, Magno Malta (PR) não conseguiu se reeleger.
Fabiano Contarato
Contarato é professor, palestrante, ativista humanitário e delegado da Polícia Civil desde 1992. Ele foi delegado da Delitos de Trânsito por mais de 10 anos. Também assumiu a direção geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), e atuou como de Corregedor Geral do Estado, na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (SECONT/ES).
O senador eleito também foi graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV), pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho (UGF) do Estado do Rio de Janeiro, e especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
1 comentário