Em 1978, o ativista político e o designer Gilbert Baker criou duas bandeiras, pintadas e costuradas à mão, com oito faixas coloridas (rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, turquesa, azul e violeta) para serem um símbolo positivo que uniria lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O símbolo recebeu o nome de Pride Flag (bandeira do orgulho) e foi apresentado naquele mesmo ano em São Francisco.
A aceitação da bandeira junto à comunidade LGBTQI+ foi ótima e os organizadores da Parada do Orgulho de São Francisco determinaram que ela poderia ser um poderoso ícone para guiar todo o percurso do evento em 1979, com quatro cores de um lado da rua e quatro cores do outro.
Com 10 mil dólares e 400 pedidos para produzi-las à mão, Baker começou o trabalho. Mas a empresa que o ajudava a confeccionar as bandeiras não conseguiu fabricar tecido rosa suficiente, e ele teve que retirar a cor. Para fazer uma divisão uniforme para o desfile, ele também removeu o turquesa.
40 anos depois, a bandeira de seis cores permanece o símbolo global da união da comunidade LGBTQI+.
Para celebrar o impacto de Baker e relembrar o seu legado, a Nike em parceria com o Gilbert Baker Estate, trabalharam juntos para criar a coleção BETRUE de 2019. Pela primeira vez toda a coleção, com tênis, roupas e acessórios, apresenta a bandeira original de oito cores, além de outros toques e símbolos de orgulho.
Parte dos lucros da coleção será revertida para a Casa 1, centro cultural e de acolhimento LGBTQI+. As peças serão lançadas dia 15 de junho e estarão disponíveis no nike.com, além das lojas físicas da Nike na Oscar Freire e Guadalupe.
Pelos Números
Como a Nike está apoiando a comunidade LGBTQI+
100%: a Nike recebeu consistentemente 100% de pontuações da Campanha de Direitos Humanos nos últimos 17 anos
20+: O número de organizações que a Nike está apoiando este ano para promover a comunidade LGBTQIA + por meio de doações administradas pela Charities Aid Foundation of America
US $ 3,6 milhões: o montante que a Nike forneceu em apoio financeiro e em espécie às causas LGBTQIA + desde 2012
US $ 1 milhão: O montante da Converse contribuiu para parceiros locais e globais de longa data da comunidade LGBTQIA + desde 2014
Saiba mais sobre os beneficiários deste ano aqui.
Sobre a coleção Nike BETRUE
A BETRUE começou em 2012 como um esforço de base liderado por funcionários da Nike na “Rede PRIDE”, buscando construir uma comunidade de orientação, identidade e expressão diversificada, focada em iniciativas comunitárias para promover a igualdade no esporte.
A coleção, criada e gerenciada por designers da Nike na comunidade LGBTQI+ e na “Rede PRIDE” da Nike, é lançada todos os anos em junho para celebrar o mês do Orgulho LGBT e apoiar todos os indivíduos independentemente da identidade de gênero ou de quem eles amam.