Economia

Nike lança coleção para Mês do Orgulho LGBTQI+ com parte da renda revertida a Casa 1

Resgatando as cores originais da primeira bandeira do orgulho, empresa chega com tudo na nova coleção BETRUE 2019.

Pela primeira vez toda a coleção, com tênis, roupas e acessórios, apresenta a bandeira original de oito cores. (Foto: Divulgação)
Pela primeira vez toda a coleção, com tênis, roupas e acessórios, apresenta a bandeira original de oito cores. (Foto: Divulgação)

Em 1978, o ativista político e o designer Gilbert Baker criou duas bandeiras, pintadas e costuradas à mão, com oito faixas coloridas (rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, turquesa, azul e violeta) para serem um símbolo positivo que uniria lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O símbolo recebeu o nome de Pride Flag (bandeira do orgulho) e foi apresentado naquele mesmo ano em São Francisco.

A aceitação da bandeira junto à comunidade LGBTQI+ foi ótima e os organizadores da Parada do Orgulho de São Francisco determinaram que ela poderia ser um poderoso ícone para guiar todo o percurso do evento em 1979, com quatro cores de um lado da rua e quatro cores do outro.

Com 10 mil dólares e 400 pedidos para produzi-las à mão, Baker começou o trabalho. Mas a empresa que o ajudava a confeccionar as bandeiras não conseguiu fabricar tecido rosa suficiente, e ele teve que retirar a cor. Para fazer uma divisão uniforme para o desfile, ele também removeu o turquesa.

40 anos depois, a bandeira de seis cores permanece o símbolo global da união da comunidade LGBTQI+.

Para celebrar o impacto de Baker e relembrar o seu legado, a Nike em parceria com o Gilbert Baker Estate, trabalharam juntos para criar a coleção BETRUE de 2019. Pela primeira vez toda a coleção, com tênis, roupas e acessórios, apresenta a bandeira original de oito cores, além de outros toques e símbolos de orgulho.

Parte dos lucros da coleção será revertida para a Casa 1, centro cultural e de acolhimento LGBTQI+. As peças serão lançadas dia 15 de junho e estarão disponíveis no nike.com, além das lojas físicas da Nike na Oscar Freire e Guadalupe.

  • Tem um novo logo, que substitui o texto “BETRUE” com a bandeira original de oito cores criada por Baker. (Foto: Divulgação)
  • É a primeira vez que as faixas coloridas aparecem na coleção (anteriormente, o arco-íris de seis cores foi projetado como um gradiente), que representa a fluidez através do espectro da identidade. (Foto: Divulgação)
  • São 3 tênis na coleção e em todos a palmilha esquerda é rosa com a assinatura do Gilbert Baker, enquanto a direita apresenta a bandeira do orgulho de oito cores, com o significado de cada uma delas. (Foto: Divulgação)
  • O Nike Tailwind, que foi vendido pela primeira vez no mesmo ano em que a bandeira de Baker foi lançada, é incluído na coleção pela primeira vez. (Foto: Divulgação)
  • Os designers trouxeram camisetas e um logo antigo da Nike que se conecta aos anos 70 e 80 - o preferido de Gilbert. (Foto: Divulgação)
  • Gilbert estava sempre coberto de glitter e brilho, e é por isso que grande parte da coleção de 2019 também é. As meias Nike Spark Lightweight Crew são as primeiras meias da Nike a apresentar glitter.  (Foto: Divulgação)
  • Para concordar com o fato de Baker fabricar à mão tudo que ele projetou, os designers da Nike deram a cada sapato um efeito artesanal, bordando algumas coisas, incluindo o Swoosh de oito camadas no Nike Air Max 90 e a bandeira no Tailwind 79. (Foto: Divulgação)
  • Tudo na coleção é unissex. A Nike Heritage Shoulder Bag tem um brilho forte pelo uso do glitter. (Foto: Divulgação)

Pelos Números

Como a Nike está apoiando a comunidade LGBTQI+

100%: a Nike recebeu consistentemente 100% de pontuações da Campanha de Direitos Humanos nos últimos 17 anos

20+: O número de organizações que a Nike está apoiando este ano para promover a comunidade LGBTQIA + por meio de doações administradas pela Charities Aid Foundation of America

US $ 3,6 milhões: o montante que a Nike forneceu em apoio financeiro e em espécie às causas LGBTQIA + desde 2012

US $ 1 milhão: O montante da Converse contribuiu para parceiros locais e globais de longa data da comunidade LGBTQIA + desde 2014

Saiba mais sobre os beneficiários deste ano aqui.
Sobre a coleção Nike BETRUE

A BETRUE começou em 2012 como um esforço de base liderado por funcionários da Nike na “Rede PRIDE”, buscando construir uma comunidade de orientação, identidade e expressão diversificada, focada em iniciativas comunitárias para promover a igualdade no esporte.

A coleção, criada e gerenciada por designers da Nike na comunidade LGBTQI+ e na “Rede PRIDE” da Nike, é lançada todos os anos em junho para celebrar o mês do Orgulho LGBT e apoiar todos os indivíduos independentemente da identidade de gênero ou de quem eles amam.

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